Projetos Prioritários são temas de reuniões de monitoramento no TCESP

22/05/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, nos meses de abril e maio, três rodadas de reuniões de monitoramento dos projetos definidos como prioritários de 2025 que estão alinhados ao Plano Estratégico da Corte 2022-2026.
Sob a supervisão da Vice-Presidente do TCESP e Coordenadora do Planejamento Estratégico, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, os encontros contaram com as participações da Secretaria-Diretoria Geral, de Diretores de Departamentos, da Diretoria de Coordenação Estratégica (DCE), assim como os Gestores de Objetivos e Coordenadores das equipes dos projetos selecionados.
A partir disto, a DCE iniciou uma série de encontros de orientação e acompanhamento com os gestores dos projetos, estabelecendo um cronograma de trabalho, definindo o que as equipes precisam entregar em cada etapa. Após debates e sugestões, a Conselheira referendou o escopo, os cronogramas e os produtos com previsão de entrega até o fim de 2025.
Dos 19 projetos prioritários atualmente na Corte, doze (12) estão em continuidade e têm relação com temas já selecionados em 2024, enquanto sete (7) correspondem a temas prioritários inéditos, com o objetivo de alcançar os resultados concretos com ações alinhadas estrategicamente junto às demais áreas pertencentes ao TCESP.
Dentre as priorizações inéditas está o projeto vencedor do Prêmio CAAPEFIS 2025, na categoria Soluções para Grandes Desafios, ‘Viva TCESP: A Comunicação Interna para Melhoria do Bem-Estar dos Servidores’. A proposta da equipe vencedora foi debatida e estruturada com a DCE e a Diretoria de Comunicação Social (DCS), com o foco em aperfeiçoar a comunicação interna do Tribunal de Contas.
. Projetos
Dos projetos que estão em fase avançada, destaque para a ferramenta ‘Ania.Juris’, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para auxílio na pesquisa de decisões na matéria de contratos. A plataforma está em fase ‘piloto’ desde abril, com a previsão para ser disponibilizada a todos os servidores ainda no primeiro semestre.
O Aprimoramento dos Painéis Temáticos do TCESP é outra ação com entregas em 2025. Já foram disponibilizadas novas versões do Painel do Terceiro Setor e do Painel de Obras no portal do TCESP, com a inclusão de novas funcionalidades, revisão de dados e maior facilidade para acesso.
Outras ações também adiantadas são: o Projeto ‘Audesp Fase III – Atos de Pessoal’ que, após período de testes e aperfeiçoamento, tem previsão para estar pronto em outubro deste ano; e o ‘Programa de Incentivo à Meritocracia e à Proporcionalidade de Gênero,’ que tem como objetivo identificar e desenvolver servidores com potencial para assumir posições de liderança (chefia ou direção), incentivando adicionalmente a proporcionalidade de gênero. A etapa de mapeamento de servidores potenciais contou com 54 encontros nas diferentes áreas da Casa, com a consequente elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual dos servidores identificados e, agora tem, como etapa seguinte, a realização dos Programas de Lideranças, de Mentoria e a implantação de ferramenta para manifestação de interesse dos servidores nos próximos ciclos de identificação de potenciais líderes.
A sequência de atividades terá como próximo passo a realização da 6ª Reunião do Comitê Estratégico Institucional prevista para o final do mês de junho. O Comitê é composto por representantes da alta cúpula da Casa e tem como atribuição a análise do desenvolvimento das diferentes iniciativas e projetos do Plano 2022-2026. Na ocasião todos os servidores terão a oportunidade de acompanhar o encontro e os avanços realizados no portfólio de projetos prioritários de 2025.