06/12/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) elegeu hoje, por unanimidade, o Conselheiro Renato Martins Costa para a Presidência da Corte em 2024. A votação aconteceu durante sessão especial no Auditório Nobre, na capital paulista. O escolhido, que ocupará o cargo pela quinta vez, substitui o atual Presidente, Sidney Beraldo, em fevereiro.  

“No ano que vem completo 30 anos de Tribunal. Assumo esse encargo com a maior disposição, como se fosse a primeira vez que estivesse com essa responsabilidade sobre os meus ombros. Minha vontade de acertar, meu respeito por cada um dos membros e servidores deste Tribunal e a minha disposição para o trabalho são as mesmas de 30 anos atrás, eventualmente até enriquecidos pela experiência que esse período me trouxe”, afirmou o escolhido. 

Os Conselheiros Antonio Roque Citadini e Cristiana de Castro Moraes foram eleitos, respectivamente, para assumir a Vice-Presidência e a Corregedoria da Corte.  

“Mais uma vez este Tribunal honra sua tradição de escolher, por unanimidade, seu corpo diretivo, assim confirmando o respeito que cada membro nutre pelos seus pares. Felicito os eleitos”, declarou Beraldo ao anunciar o resultado da votação. 

Citadini cumprimentou o atual Presidente pelo desempenho à frente do TCESP. “Vossa excelência pegou um ano de reconstrução, pós-pandemia, e teve conduta exemplar”. O Decano ainda ressaltou que o Conselheiro eleito comandará a Corte durante o ano de seu centenário. “Haverá muito trabalho”, completou. 

“Desejo sucesso ao doutor Renato e ao Doutor Roque e quero parabenizar o Presidente Beraldo pela atual gestão, que deixou tudo preparado para que 2024 seja um ano comemorativo”, disse a Conselheira. Sorrindo, ela ainda prometeu ser “implacável” como Corregedora. 

A Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Letícia Feres, também saudou os escolhidos. “Em nome de meus colegas, faço votos de felicidades. Tenho certeza de que será uma excelente gestão. Parabenizo ainda o Conselheiro Sidney Beraldo pelo trabalho este ano.” 

. Currículo 

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Renato Martins Costa ingressou na Corte de Contas paulista em 25 de abril de 1994, como representante do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Ocupou a Presidência do TCESP em 1997, 2004, 2012 e 2018. 
 
Natural de Santos, cursou a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou Tenente. Em 1979, iniciou carreira no MPSP depois de ter se classificado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos. Nomeado Procurador de Justiça em 1991, foi assessor do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo. 
 
Exerceu ainda as funções de Secretário do Governo (1994) e de Secretário de Estado Adjunto de Defesa do Consumidor (1987/1988). Também presidiu a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) no biênio 1990/1992 e o Conselho Fiscal da Confederação Nacional do Ministério Público (CONAMP) em 1994.