10/10/2023 - SÃO PAULO – O Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sérgio Ciquera Rossi, recebeu na segunda-feira, da Assembleia Legislativa paulista, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

“Ser lembrado por uma Casa de Leis da estatura da Assembleia Legislativa é motivo de muito orgulho”, afirmou Rossi durante a homenagem. Prestes a atingir os 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para aposentadoria compulsória, o Secretário-Diretor Geral ainda ressaltou estar “preparado para o final da carreira” e com a “consciência absolutamente tranquila por ter feito o que acreditava que poderia ser feito”.

“O Colar de Honra ao Mérito é a mais alta homenagem que esta Casa pode fazer a um cidadão. E a indicação foi aprovada por todos os Deputados”, declarou o Presidente da Alesp, deputado André do Prado.

O Presidente do TCESP, Sidney Beraldo, destacou que Rossi comanda quase 80% do Tribunal. “É sob essa Secretaria-Diretoria Geral que temos toda a estrutura de fiscalização, que é onde tudo começa. Além disso, é a ela que a Assessoria Técnico-Jurídica é vinculada. A instituição que tenho a honra de presidir só chegou aonde está graças à determinação e à dedicação do homenageado de hoje, doutor Sérgio Rossi.”

A Conselheira Cristiana de Castro Moraes também compareceu ao evento. “No ano que vem o Tribunal fará 100 anos. Há mais tempo de Tribunal com o Doutor Sérgio do que sem. Doutor Sérgio é a História do Tribunal de Contas, sempre estou aprendendo com ele.”

O Vice-Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, elogiou Secretário-Diretor Geral. “A Alesp teve a felicidade de, em momento oportuno, outorgar o reconhecimento àquele que, falo com a experiência de mais de 50 anos de serviço público, é o maior, melhor e mais completo servidor público que eu conheci.”

A homenagem foi feita por indicação do Deputado Barros Munhoz, que presidiu a solenidade. “Essa é uma justíssima homenagem a um cidadão exemplar e a um servidor público de São Paulo exemplar. Cinquenta e três anos servindo ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, 34 anos no cargo espinhoso, difícil e complexo de Secretário-Diretor Geral. E o Tribunal de Contas de São Paulo é, indiscutivelmente, o melhor do país.”

Já segundo o Deputado Vinícius Camarinha, Rossi é alguém que tem “não somente capacidade técnica de enxergar o Tribunal, mas também capacidade de dialogar e de entender o problema que vive o gestor”. “É um funcionário público humano”, completou.

Assista a solenidade no link: https://www.youtube.com/watch?v=yVPZ0Km6eNs