16/04/2024 – SÃO PAULO – Com 54 anos de serviços prestados junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Ciquera Rossi, recebeu ontem (16/4), da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a ‘Medalha Atricon 30 Anos’.

A entrega da honraria ocorreu na Presidência do TCESP, às 16h00, e foi entregue pelo Vice-Presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Conselheiro Cezar Miola (TCE-RS). A solenidade, com a presença do Presidente do TCE, Renato Martins Costa, contou com a presença de Diretores e representantes de setores do órgão.

“Esse reconhecimento, feito com toda a justiça, é particularmente significativo e especial. Porque uma homenagem para o Sérgio Rossi é uma homenagem para o Tribunal de Contas de São Paulo”, pontuou o Presidente do TCE.

Instituída por meio de portaria da Atricon e alusiva aos 30 anos de atividades da entidade comemorados em 2023, a honraria é concedida às autoridades e homenageados em reconhecimento a contribuição direta aos trabalhos em prol da melhoria da atuação do controle externo brasileiro, em benefício da sociedade.

“A Atricon reconhece o trabalho de uma figura verdadeiramente emblemática e legendária do controle externo brasileiro. Com mais de 50 anos atuando no TCE, com dedicação e competência, é reconhecidamente uma figura ímpar, sendo respeitado não apenas em São Paulo, mas também no Sistema de Controle Externo do Brasil”, destacou o Conselheiro Cezar Miola.

Paulistano nascido no bairro do Brás, Sérgio Ciquera Rossi ingressou por concurso público no TCE em agosto de 1970, após ser nomeado no serviço público com o cargo efetivo de Técnico em Contabilidade. 

No TCE, Sérgio Rossi ocupou diversos cargos e funções: Auditor I (1973), Auditor II (1976), Assessor-Técnico de Gabinete (1979), Diretor-Técnico de Divisão (1983), Assessor Técnico-Chefe da Assessoria-Técnico Jurídica (1985), Chefe de Gabinete de Conselheiros e da Presidência (a partir de 1986), tendo atuado no plenário como Substituto de Conselheiro. 

Em 1989, foi designado Secretário-Diretor Geral, coordenando as atividades das equipes de fiscalização do TCE, função que exerceu até 2023. Atualmente é Chefe de Gabinete da Presidência.

“Essa homenagem não é apenas minha, mas extensiva a todos que fazem parte do TCE. Gostar do que faz e respeitar os amigos e companheiros no ambiente diário de trabalho, é como pensamos”, agradeceu o homenageado.