Servidores do TCESP lançam livros que abordam Universidade Pública e Controle Externo


24/11/2025 – SÃO PAULO – Os Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Jaqueline D’Agostino e Antonio Carlos Luz Magalhães, lançaram no mês de outubro dois livros com temas relativos à Universidade Pública no Brasil e ao Controle Externo no Acompanhamento da Execução Contratual no estado paulista.

No sábado (11/10), no Espaço Sophia Café e Livraria, no Jardim Anália Franco, na Capital, a Auditora de Controle Externo da Diretoria de Contratos e Projetos (DCP), Jaqueline Priscila da Silva Souza D’Agostino, lançou a obra com o título ‘Movimentos Sociais e a UNIFESP: a luta pela Universidade Pública na Zona Leste de São Paulo’. 

A autora reúne na publicação, composta de 297 páginas, de elementos históricos para contar a história da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Movimento pela Universidade Federal na Zona Leste de São Paulo desde o início, permitindo conhecer mais sobre a Universidade Pública no Brasil e os movimentos sociais e a possibilidade de construírem juntos políticas públicas mais participativas que atendam às necessidades e aos anseios da população. 

A obra pode ser adquirida fisicamente na loja ‘Espaço Sophia’, na – Rua Padre Landell de Moura, 159, Jardim Anália Franco, Tatuapé, e também na versão digital disponibilizada no site da Amazon.

Já na quarta-feira (15/10), o Auditor de Controle Externo do TCESP (Gabinete Conselheiro Wagner de Campos Rosário), Antonio Carlos Luz Magalhães, lançou, no Obelisco do Ibirapuera, na Capital, a obra com o título ‘O Poder do Alerta’, especificamente ao que se refere do Controle Externo no Acompanhamento da Execução Contratual no Estado de São Paulo – Combate à Corrupção e Otimização dos Gastos Públicos. 

O autor ressalta, na publicação de 162 páginas, a institucionalização do “alerta” na Lei Orgânica do TCESP como ferramenta capaz de ampliar a eficiência da gestão pública e reduzir os efeitos nocivos da corrupção. Disponibilizada na versão digital no site da Amazon, a obra conta com prefácio escrito pelo Presidente da República, Michel Temer (2016-2019), e posfácio redigido pelo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.