15/12/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, nesta quinta-feira (15/12), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, cerimônia de premiação do concurso ‘Faça (a sua) parte – Tirinhas 2022’.

O concurso, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, teve o objetivo de estimular estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino a conhecer conceitos de cidadania, ética e combate à corrupção.

A partir dos ensinamentos e do desenvolvimento de atividades sobre os temas, foi proposta a produção de uma tirinha de quadrinhos acerca do controle e da fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos. Previamente ao concurso, o TCE em conjunto com a Seduc-SP, distribuiu mais de 130 mil gibis da Turma da Mônica – Faça (a sua) parte, editado pelo Tribunal em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, com explicação da atuação dos órgãos de controle e do papel do controle social.

As tirinhas vencedoras foram elaboradas pelos alunos Ana Julia Roque Ferreira e Samuel Lucas das Graças Neri, sob a orientação da Professora Elizabete Borges da Conceição Braga, da Escola Estadual Dom Agnelo Cardeal Rossi, localizada na Vila do Sol, na Capital; Gabriel Henrique dos Santos e Giovana Giulia do Prado, orientados pela Professora Aline de Oliveira Valefuogo Cremonezi, da Escola Estadual Prof. Jorge Rodin Luiz, de Ribeirão Preto; e Felipe Santiago Martins Israel e Bryan Albuquerque Marques, com orientação da Professora Daniela Regina Soledade Bito, da Escola Estadual Prof. Lucy Franco Kowalski, de Suzano.

A entrega da premiação foi feita pelo Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho, e pelo Secretário da Educação do Estado, Hubert Alquéres. Prestigiaram a cerimônia o Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE, Thiago Pinheiro Lima; o Presidente do Instituto Avança São Paulo, patrocinador dos prêmios do concurso, Jorge de Aguiar Freitas; e a Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Helena Freitas Camargo.

Compuseram a mesa solene a Diretora da EE Dom Agnelo Cardeal Rossi (Sul 2), Fátima Santana de Almeida Silva; a Dirigente Regional de Ensino de Ribeirão Preto, Marcella Aleixo da Silva Zaparolli; a Diretora da EE Prof. Jorge Rodin Luiz (Ribeirão Preto), Vera Lúcia Magalini dos Santos; e a Professora da EE Prof. Lucy Franco Kowalski (Suzano), representando a Dirigente Regional de Suzano.

A cerimônia está disponível no YouTube do TCESP e as fotos podem ser vistas no Flickr da instituição.