webdor semear

Clique para se inscrever

16/01/2019 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, na terça-feira (29/1), das 9h00 às 16h30, no Auditório Nobre, na Capital, o Seminário ‘Semear’, que, em sua segunda edição, pretende estimular o intercâmbio de projetos inovadores entre as administrações. A atividade é coordenada pelo Observatório do Futuro - núcleo criado pelo TCE para monitorar a evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro reunirá Secretários e servidores públicos responsáveis pela área da Educação nos municípios e no Estado.

Participam da abertura do seminário o Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, e demais conselheiros. Também já confirmaram presença o assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Haroldo Machado Filho, e o Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP), Professor Luiz Miguel Martins Garcia.


. Programação

Ao longo do dia, especialistas, acadêmicos e gestores públicos debaterão temas relacionados aos desafios na Educação. Entre os palestrantes, já confirmaram presença Alexandre Schneider, Ex-Secretário Municipal da Educação de São Paulo, e dois professores indicados ao Prêmio Global Teacher, considerado o Prêmio Nobel da área: Débora Garofalo, apontada como uma das 50 finalistas deste ano, e Diego Mahfouz Faria Lima, um dos dez melhores do mundo no ano passado.


A programação do encontro está disponível no link www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do TCESP, pela página da Escola de Contas. Para mais informações, basta enviar e-mail  ao epcp@tce.sp.gov.br.


. Relatório

Durante o evento, a coordenadora do Observatório, Manuela Prado Leitão, ainda apresentará o primeiro relatório do Núcleo. “Esse é resultado de um ano de trabalho. Associamos indicadores e dados produzidos pelo TCESP ao ODS relacionado à Educação para medirmos o avanço do Estado em direção ao cumprimento das metas previstas para a área na Agenda 2030”, explica ela.

A Agenda 2030 é um compromisso global para o desenvolvimento sustentável. O plano, que deve ser implementado nos próximos 11 anos, é composto por 17 objetivos, os ODS, e 169 metas – todos fundamentados em três pilares: crescimento econômico, inclusão social e preservação do meio ambiente. A Educação foi definida como tema do Observatório no ano passado. “A importância do assunto para a população em geral e para o próprio cumprimento de toda a agenda foi o que pesou nessa escolha”, declarou a coordenadora.