16/11/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJSP) realizam, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a terceira edição conjunta para doação de sangue do exercício de 2022.

A coleta, voltada, exclusivamente, aos servidores das instituições, será feita nas dependências da Sefaz-SP, situada na Av. Rangel Pestana, n.º 300, a partir das 8h30, pela Fundação Pró-Sangue. A instituição – que é ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de SP e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – disponibilizará toda a estrutura logística necessária ao serviço de coleta externa.

Para participar da campanha, será necessário realizar inscrição prévia por meio do formulário disponível pelo link https://bit.ly/3DNtwSF. As vagas são limitadas.

Entre os requisitos para doar sangue estão ter entre 19 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 kg; estar em boas condições de saúde; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado; e apresentar documento original com foto recente. 

Para se informar sobre os requisitos completos e impedimentos para doação de sangue, basta acessar o site da Fundação Pró-Sangue.

. Ação

A primeira campanha para doação de sangue realizada de forma conjunta pelo TCESP, pela Sefaz-SP e pelo TJSP ocorreu em 26 de maio, nas dependências da Corte de Contas paulista. A segunda, em 31 de agosto, foi realizada nas dependências do Tribunal de Justiça. Ao todo, foram arrecadadas 119 bolsas de sangue que puderam fazer a diferença na vida de até 476 pessoas.

. Doações

Não existe um substituto para o sangue e manter os estoques em níveis seguros é essencial para os hospitais em casos de cirurgias e tratamentos de doenças que requerem transfusão sanguínea. As doações de sangue podem ser feitas a qualquer momento nos postos fixos da Fundação Pró-Sangue, mediante agendamento prévio pelo site da instituição. As bolsas de sangue coletadas são destinadas ao atendimento de cerca de 100 órgãos públicos da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) também aceita doações voluntárias. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h00 às 16h00, e aos sábados, das 8h00 às 16h00. O acesso é feito pela Rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, São Paulo, próximo à estação de metrô AACD-Servidor, linha lilás. 

Mais informações sobre como doar sangue podem ser obtidas no site do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) pelo endereço http://bit.ly/3V3JhM2 ou pelos telefones (11) 4573-8902 e 4573-8249.