26/10/2023 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou hoje, 26 de outubro, a última etapa do curso virtual sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), indicador criado pela Corte para medir a eficiência de 644 administrações municipais paulistas. No encontro, direcionado a Prefeitos, Secretários, técnicos e assessores, foram debatidas questões relacionadas ao ensino. A transmissão teve quase duas mil visualizações.

"O IEG-M será cada vez mais utilizado pelo Tribunal de Contas como uma forma de, por meio das nossas auditorias, avaliar a qualidade da gestão dos municípios. Sabemos que as cidades precisam de apoio, mas entendemos que as informações do IEG-M devem ser, cada vez mais, levadas em conta pelos administradores porque isso significa melhorar a qualidade dos serviços públicos para a sociedade", afirmou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

Além da educação, o índice avalia aspectos ligados a saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos (defesa civil) e governança em Tecnologia da Informação. Desde de julho foram organizados encontros para debater todas as áreas.

A coordenadora da Seção de Indicadores do Tribunal, Márcia Hirata, e a auxiliar técnica da Fiscalização Débora Tristão explicaram, entre outros assuntos, como o indicador pode ser utilizado para aperfeiçoar as políticas públicas e qual sua importância para o planejamento e a gestão de recursos.

Para assistir às capacitações, basta acessar os links abaixo:

- I-Educ (26/10/2023), aqui

- I-Saúde (28/9/2023), aqui

- I-Amb, i-Cidade e i-Gov TI (31/8/2023), aqui

- I-Plan e i-Fiscal (27/7/2023), aqui.