13/03/2023 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Sidney Beraldo, reuniu-se hoje com integrantes da Corte de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) para o compartilhamento de informações referentes às Fiscalizações Ordenadas – auditorias feitas de forma surpresa e em tempo real para a verificação dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. 

A comitiva, coordenada pelo Conselheiro Corregedor Regildo Wanderley Salomão, era composta ainda pelo Diretor de Tecnologia, Marcus Santana; pelo Auditor de Controle Externo, José Lima; e pela Assessora Jamilly Ferreira. 

Durante o encontro, os integrantes da Corte amapaense ouviram sobre a metodologia utilizada; as técnicas para a elaboração de roteiros e aplicação de questionários; e o processo de coleta, compilação e validação de dados. 

Beraldo destacou que a iniciativa, que existe em São Paulo desde 2016, além de possibilitar o aperfeiçoamento da atividade do controle externo, permite que os entes fiscalizados corrijam eventuais irregularidades mais rapidamente. 

A apresentação foi feita pelos Diretores dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização, Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola, e pelo Diretor de Tecnologia da Informação, Fabio Correa Xavier.