08/03/2024 – BAHIA – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representado por Mariana Freitas de Carvalho Flório Rosa, responsável pela Ouvidoria das Mulheres, participou ontem (7/3), no plenário do Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA), de debates sobre o combate à violência de gênero no ambiente de trabalho.

Durante o evento, promovido em conjunto com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Mariana Freitas explicou o funcionamento da Ouvidoria das Mulheres do TCESP e as diretrizes que guiaram a criação da página, como a necessidade de informações claras e objetivas sobre as denúncias e de apresentar o espaço de acolhimento presencial.

Criada pela Resolução n.º 02/2022, a Ouvidoria das Mulheres é uma ferramenta de escuta ativa para denúncias de violência de gênero envolvendo membros, servidoras, estagiárias, colaboradoras e visitantes do Tribunal em ocorrências internas e/ou externas relacionadas à Corte.

“A pessoa que sente que precisa relatar um fato ou uma violência que sofreu tem que saber a quem, e o que ela vai comunicar, e quais são os canais que podem fazer a denúncia. A gente tem o atendimento presencial, por telefone. Pode ser chamada online pelo próprio site, e também pelo e-mail”, disse Mariana Freitas.

Além do TCESP, o painel também contou com a palestra da Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudia Gonçalves Mancebo. Assista à palestra por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/h6hkn4.

Confira a reportagem