31/01/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram, hoje (31/1), às 15h00, no Auditório Nobre, na Capital, convênio visando à cooperação entre os órgãos na elaboração e execução de projetos/ações para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado e municípios paulistas.

Com validade de 24 meses, o acordo formalizado não terá custos extras aos cofres públicos e prevê o desenvolvimento de um plano de trabalho coordenado por meio do Observatório do Futuro do TCE e da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.

Dentre as ações previstas estão o desenvolvimento de projetos em conjunto - seminários, cursos, eventos, reuniões, pesquisas e atividades de capacitação-, e o compartilhamento de informações referente aos indicadores de eficiência nos municípios.

. Assinatura

O termo foi assinado pelo Conselheiro-Presidente Dimas Ramalho; pelo Reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior; e pela Superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Faga Iglecias Lemos. Pelo TCESP, assinaram como testemunhas do ajuste, a Coordenadora do Observatório do Futuro, Marcela Pégolo da Silveira, e o Chefe de Gabinete da Presidência, André Antunes Neves.

Por parte do Colegiado, prestigiaram o ato os Conselheiros Renato Martins Costa e Sidney Beraldo, e a Conselheira Cristiana de Castro Moraes. Também estiveram presentes o Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima; o Diretor-Geral, Carlos Corrêa Malek; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi e a Diretora da Escola Pública de Contas Públicas, Bibiana Camargo.

Por parte da USP, participaram do ato a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Profa. Dra. Marli Quadros Leite; o Coordenador da Administração Geral, Prof. Dr. João Maurício Gama Boaventura; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Aluísio Cotrin Segurado; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Dr. Marcio de Castro Filho; o Procurador-Geral, Prof. Dr. Marcelo Bonizzi; e as Assessoras da Superintendência Ambiental, Profas. Dra. Fernanda da Rocha Brando Fernandez e Dra. Tamara Maria Gomes Aprilanti.