01/12/2022 — SÃO PAULO — O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza na segunda-feira (12/12), às 15h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, cerimônia de premiação dos ganhadores do ‘Prêmio TCESP-ODS’. As atividades serão transmitidas em tempo real pela internet pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives/.

O intuito da premiação, coordenada pelo Observatório do Futuro — núcleo do Tribunal para monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — é promover boas práticas e incentivar ações (econômicas, sociais e ambientais) previstas na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, participaram do concurso projetos voltados a atividades de saneamento básico relacionadas aos ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

. Concurso

Para a 2ª edição do ‘Prêmio TCESP – Boas práticas/ODS’ foram submetidas 32 inscrições. Os três melhores projetos foram escolhidos pelo TCE para serem premiados. Os participantes receberão, por e-mail, o comunicado que seus projetos foram contemplados ou não.

Os projetos selecionados foram avaliados segundo critérios, como obtenção dos resultados almejados e alcançados; aderência aos ODS; criatividade; economia; replicabilidade; impacto social; caráter inovador e participação popular, entre outros. 

Os finalistas (autores ou responsáveis pelas iniciativas) serão homenageados com placas de menção honrosa, publicação na Revista Cadernos da EPCP e livro relacionado ao tema. 

Além disso, os projetos serão incorporados ao banco de dados do TCESP, para fins de promoção de suas atividades relacionadas à disseminação dos ODS entre os Municípios paulistas e o Estado de São Paulo.