28/03/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em parceria com a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Secretaria de Turismo e Viagens e o Tribunal de Justiça do Estado (TJSP) realiza, na quinta-feira (30/3), uma campanha conjunta para doação de sangue.
 
A coleta, voltada exclusivamente aos servidores das instituições, será feita nas dependências da Corte de Contas paulista, das 8h30 às 11h30, com o apoio da Fundação Pró-Sangue. A instituição – que é ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de SP e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – disponibilizará toda a estrutura logística necessária ao serviço de coleta externa.
 
Entre os requisitos para doar sangue estão ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 kg; estar em boas condições de saúde; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado, ter evitado comida gordurosa nas 4 horas anteriores à doação, e apresentar documento original com foto recente.
 
Para se informar sobre os requisitos completos e impedimentos para doação de sangue, basta acessar o site da Fundação Pró-Sangue.

. Ação

A ação será a primeira conjunta entre os órgãos em 2023. Consideradas um sucesso pela Fundação Pró-Sangue, as três campanhas realizadas no ano passado puderam fazer a diferença na vida de centenas de pessoas.

. Doações

Embora as inscrições para esta campanha estejam encerradas, doações de sangue podem ser feitas a qualquer momento nos postos fixos da Fundação Pró-Sangue, mediante agendamento prévio pelo site da instituição. As bolsas de sangue coletadas são destinadas ao atendimento de cerca de 100 órgãos públicos da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) também aceita doações voluntárias. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h00 às 16h00, e aos sábados, das 8h00 às 16h00. O acesso é feito pela Rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, São Paulo, próximo à estação de metrô AACD-Servidor, linha lilás.
 
Mais informações sobre como doar sangue podem ser obtidas no site do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) pelo endereço https://bit.ly/3noqFLn ou pelos telefones (11) 4573-8902 e 4573-8249.