cartilha_tratada_0.png

30/01/2018 – SÃO PAULO O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) transmite nesta quarta-feira, a partir das 10h00, a cerimônia de lançamento do Observatório do Futuro, núcleo criado pela Corte para monitorar a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado.

A abertura do evento, que acontece no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Melo’, na capital, será feita pelo Presidente da Corte, Sidney Beraldo.  “Como órgão de controle externo e ferramenta para o exercício da cidadania, não poderíamos deixar de participar desse processo mundial de busca pelo bem comum e pela efetividade das políticas públicas”, disse Beraldo.

Para o lançamento, estão programados dois painéis. No primeiro, às 11h00, especialistas falarão sobre a importância das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). À tarde, a partir das 14h00, serão discutidas formas de financiamento de atividades relacionadas ao processo de implantação desses marcos nas Prefeituras e no Governo estadual.

. ODS

Os ODS fazem parte de uma agenda aprovada por lideranças mundiais para a promoção da governança democrática, preservação da natureza e erradicação da pobreza. Para isso, os 193 países-membros da ONU se comprometeram a desenvolver políticas públicas que estimulem a prosperidade, levando em conta questões econômicas, sociais e ambientais.

Com o Observatório do Futuro, o TCESP promoverá cursos, desenvolverá atividades de capacitação de servidores e ainda ajudará na sistematização e divulgação de dados e boas práticas sobre o assunto. “Vamos orientar as autoridades para a tomada de decisões mais conscientes e a inclusão dos ODS no planejamento das administrações”, afirmou Beraldo. “Só com a participação de todos poderemos dar efetividade a essas diretrizes. O futuro das próximas gerações depende de nos mobilizarmos agora para colocar tudo isso em prática”, completou.

O núcleo utilizará informações do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) – ­e futuramente do IEG-E (Índice de Efetividade da Gestão Estadual, que terá os primeiros resultados divulgados no final do ano) – para medir o avanço dessas políticas.

Durante a cerimônia também será lançada uma cartilha sobre os ODS. O manual explica as metas estabelecidas pela ONU e o papel do TCESP na implementação das diretrizes.

Para acompanhar o evento em tempo real, basta acessar a TV TCE no link http://streaming.tce.sp.gov.br/sessao/ ou o Canal do Tribunal no YouTube  www.youtube.com/tcespoficial.