18/11/2022 – SÃO PAULO – A TV Band exibe domingo (20/11), após o 'Canal Livre', para todo o Estado de São Paulo, o Prêmio Band Cidades Excelentes. Iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Áquila, a premiação teve a parceria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para eleger os municípios paulistas que se destacaram em 2022 por boas práticas em gestão pública.

Por parte do TCESP, participaram da entrega dos prêmios o Conselheiro-Presidente, Dimas Ramalho; o Coordenador do Corpo de Auditores, Samy Wurman; o Procurador-Geral do MPC junto ao TCE, Thiago Pinheiro Lima; e a Coordenadora do Observatório do Futuro, Marcela Pégolo. 

Mediante Termo de Cooperação, o Tribunal compartilhou dados públicos para que informações apuradas na atividade de fiscalização fossem incorporadas ao IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila), que agrega 62 indicadores para medir o nível de excelência das cidades. O acordo firmado possibilitou um diagnóstico mais preciso na apuração dos vencedores.

“Essa parceria entre o TCE, o Instituto Áquila e o Grupo Bandeirantes aprimorou a verificação dos índices dos municípios e deu uma maior fidedignidade aos resultados. A ideia é mostrar bons gestores e práticas importantes que devem servir de exemplo para todo o Brasil”, afirmou o Presidente do Tribunal, Conselheiro Dimas Ramalho.

A cerimônia reconheceu os municípios que se destacaram em 2022 em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

As cidades foram separadas em três categorias de avaliação para cada pilar, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

O evento terá, ainda, uma etapa nacional, marcada para 30 de novembro, em Brasília. Na oportunidade, serão premiadas as melhores cidades do país em cada pilar, considerando as categorias populacionais. 

Mais informações sobre a premiação estão disponíveis no https://cidadesexcelentes.com.br/.