09/02/2022 – SÃO PAULO – Mais de 700 servidores da área da fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo participaram, na terça-feira (8/2), do primeiro dia de atividades da 26ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS).
 
O Conselheiro-Presidente, Dimas Ramalho, abriu oficialmente o evento que contou com a participação dos Conselheiros Edgard Camargo Rodrigues e Renato Martins Costa, do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Thiago Pinheiro Lima, de Diretores da Capital e das 20 Unidades Regionais (URs). O encontro segue até quinta-feira (10/2) de forma virtual em função das restrições impostas pela pandemia.

Durante a abertura, o Presidente deu as boas-vindas aos participantes e cumprimentou os servidores que se destacaram, em 2021, por ações de boas práticas relacionadas às atividades de fiscalização e que foram premiados por seus trabalhos.

Em sua exposição, o Presidente ainda destacou a importância de eventos como o CAAPEFIS, que visam a capacitação dos servidores, e reforçou o papel do TCESP como indutor de políticas públicas. 

“O Tribunal tem a função de fiscalizar e induzir políticas públicas. Cada vez que o TCE pede que o dinheiro público seja bem aplicado, estamos ajudando a tirar pessoas da rua, por exemplo”, afirmou o Presidente.

 . Palestra 

Após a solenidade de abertura, os servidores acompanharam uma palestra com o Presidente Nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé. 

As atividades do 26º CAAPEFIS seguem hoje (9/2), a partir das 9h00, com a apresentação de palestras e painéis sobre novos procedimentos de fiscalização, sistema Audesp e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor. Às 15h00, durante o encerramento do segundo dia de trabalhos, ocorrerá o lançamento do Programa de Liderança do TCESP. 

O evento conta com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP).