Ação conjunta investiga fraudes em licitações e contratos em cidades paulistas

18/09/2019 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em conjunto com os Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e com apoio da Polícia Militar, participou de uma ação, na segunda-feira (16/9), em diversos municípios, para investigar supostas irregularidades e fraudes em licitações e contratos.

Ao todo, foram expedidos 115 mandados de busca em 11 municípios paulistas no âmbito da Operação batizada de ‘Loki’. A atividade é fruto de acordo de cooperação técnica formalizado entre a Corte de Contas e o Ministério Público paulista.

O principal alvo da ação foi a Prefeitura de Orlândia que, de acordo com o Gaeco possui ao menos 23 licitações e superfaturamento de contratos que somam aproximadamente R$14 milhões.

Os mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nas cidades de Ribeirão Preto, Nuporanga, Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Araraquara, Caraguatatuba, Taubaté, Itanhém e na Capital paulista. Não houve mandados de prisão a serem cumpridos, porém, secretários municipais, servidores públicos, engenheiros, advogados e empresários estão sendo investigados pelos possíveis crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, cartel e falsificação de documentos.