Na Alesp, TCE participa de solenidade em menção à Revolução Constitucionalista de 1932


11/07/2019 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Antonio Roque Citadini e o Conselheiro Renato Martins Costa, participaram na terça-feira (9/7), no Plenário Juscelino Kubitschek, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), de evento solene em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932.

A celebração, que foi presidida pelo Coronel da Polícia Militar, Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada e reuniu diversas autoridades do Estado de São Paulo, foi uma homenagem à luta do povo paulista contra a ditadura do Governo de Getúlio Vargas e em favor ao regime democrático no país, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932. 

. Homenagem 

Na ocasião, os membros do TCE e demais autoridades foram agraciados com a entrega da medalha da Constituição – honraria que no passado era direcionada a veteranos e pessoas que estavam presentes nos eventos de 1932, que com o passar dos anos passou a ser entregue a civis e militares que se destacam nas suas atividades pelo bem do Estado de São Paulo.

Após a entrega das medalhas, Roque Citadini discursou em nome de todos os civis e militares que foram agraciados durante a cerimônia. “É importante destacar que os eventos de 1932 também motivaram a defesa dos valores da sua terra, é muito relevante que as pessoas tenham orgulho da sua aldeia, da sua terra e de seus valores”, ressaltou Citadini ao proferir suas palavras.

O ato solene também contou com a participação da Banda da Policia Militar que, na abertura das atividades, executaram o Hino Nacional.

. Feriado paulista

O dia 9 de julho foi instituído como feriado civil no Estado de São Paulo pela Lei Estadual nº 9.497, de 5 de março de 1997, designando-se data magna do Estado de São Paulo, conforme autoriza a Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995. 

O movimento está entre os maiores conflitos civis e um dos mais importantes acontecimentos políticos da história do Brasil.

Na Capital, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, é um marco construído para abrigar os corpos de quatro estudantes e outros combatentes mortos durante a Revolução.