26/05/2020 – SÃO PAULO – O canal oficial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) no YouTube ultrapassou 237 mil acessos e alcançou mais de 4,2 mil inscritos.

Desde o dia 28 de abril, quando começou a realizar as sessões de julgamento por meio de videoconferência em virtude das restrições adotadas frente à pandemia do novo coronavírus, a página da Corte teve um aumento de 350% no número de inscrições.

Regulamentadas na forma da Resolução nº 02/2020, as sessões ordinárias das Câmaras e do Tribunal Pleno estão sendo realizadas à distância, em caráter excepcional e temporário, às terças e quartas-feiras, às 10h00 e 14h30, com transmissão em tempo real. A dinâmica dos trabalhos segue a sistemática presencial e obedece às regras regimentais.

De acordo com as estatísticas do canal do TCESP no YouTube, as sessões dos julgamentos por videoconferência já foram assistidas por mais de 3,8 mil espectadores únicos e exibidas, aproximadamente, 9,2 mil vezes.

A 6ª sessão ordinária da Segunda Câmara, que marcou a estreia da nova modalidade, às 10h00 do dia 28 de abril, alcançou 802 visualizações. Na mesma data, às 14h30, os trabalhos da Primeira Câmara tiveram 780 exibições.

O Colegiado do Pleno, reunido sob o comando do Presidente da Corte, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, realizou a primeira plenária por videoconferência em 29 de abril, às 10h00. Os trabalhos já foram assistidos 335 vezes.

Ainda segundo os dados do canal na internet, o público que acompanha as atividades da Corte de Contas paulista é predominantemente masculino, representando cerca de 72% do total.

. Histórico

Criado para atender as diretrizes estratégicas com o intuito de promover a transparência e a interação com a sociedade e os jurisdicionados, o canal do TCESP no YouTube teve seu primeiro vídeo postado em 21 de janeiro de 2014 sobre a sessão extraordinária, ocorrida no final de 2013, para a eleição da Mesa Diretora do ano seguinte. A partir daí, todas as sessões ordinárias das Primeira e Segunda Câmaras e do Pleno passaram a ser transmitidas pela plataforma.

Em agosto de 2016, a Corte de Contas passou a utilizar LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nas transmissões das sessões de julgamento – sistema que é reconhecido pela Lei nº 10.436/2002 e utilizado pela maioria dos deficientes auditivos dos centros urbanos. Dois meses depois, no dia 5 de outubro, o TCESP começou a transmitir em tempo real todas as sessões ordinárias e alguns eventos importantes, que até então eram apenas transmitidos pela TVTCE, via streaming.

Para acompanhar as sessões que acontecem ao vivo e também rever os vídeos de julgamentos, basta acessar o canal do TCESP no YouTube pelo link www.youtube.com/tcespoficial

Clique para acessar o canal do YouTube