Auditor do TCESP ministra palestra sobre obras públicas paralisadas

 

14/02/2019 – SÃO PAULO –O Auditor Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, apresentou, ontem (13/2), na 23ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscali-zação (CAAPEFIS), palestra sobre um assunto que tem chamado atenção não apenas da Corte de Contas, mas de toda a população: obras públicas paralisadas.

Durante a apresentação, o Auditor Alexandre Manir falou sobre licitações, conteúdo do projeto básico, enfatizando nos efeitos decorrentes de obras paralisadas, as falhas mais comuns, os limites da ação do Tribunal de Contas, entre outros assuntos.

“É urgente atacar o problema das obras paralisadas’’, ressaltou. “Precisamos verificar o que está sendo feito, com olhos céticos, investigando o livro de ordem, conversando com vizinhos, operários, fiscal da obra, preposto da empresa e registrando os achados em fotografias”. Isso vai melhorar muito a qualidade das obras públicas no Estado de São Paulo”, afirmou Sarquis, lembrando que a fiscalização do TCESP é de natureza operacional e patrimonial, visando atestar a legalidade e a legitimidade do gasto público.

. Debates
A programação, que compôs o terceiro dia do evento, contou com a participação do Presidente do TCE, Conselheiro Roque Citadini, que integrou a mesa de trabalhos e participou dos debates ao lado dos palestrantes e técnicos.

A programação incluiu, ainda, palestras sobre fiscalização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através dos quesitos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), técnicas de evidenciação de achados e auditoria operacio-nal.

Ao longo do dia também foram apresentados trabalhos desenvolvidos por servidores da Casa na realização de boas práticas nos procedimentos de fiscalização. As ativida-des continuam hoje (14/2), a partir das 8h00, com apresentações de temas de interes-se dos servidores que atuam na área de fiscalização da Corte de Contas paulista.

Clique para acessar a galeria de imagens