09/03/2020 – SÃO PAULO – A abertura do segundo dia do 25º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS) do TCESP, na terça-feira (9/3), às 10h00, foi marcada pela apresentação dos trabalhos vencedores do concurso ‘Boas Práticas de Fiscalização de 2020’.

Com o tema ‘Os Sistemas de Informações do TCESP em auxílio à atividade de fiscalização’, o primeiro projeto foi desenvolvido pelos servidores da 8ª Diretoria de Fiscalização (DF-8) Renan dos Santos Vargem, Guilherme de Almeida Vergani e Milton de Moura Resende Neto.

O segundo trabalho, de autoria dos servidores da Unidade Regional de Sorocaba (UR-09) João Arnaldo da Silva e Giovani Henrique Cordeiro Pedra, intitulado ‘Repertório de apontamentos’, mostrou soluções de busca para registros já trabalhados anteriormente, através de um banco de dados que facilita a localização do que se procura.

Já o terceiro projeto, desenvolvido por Josiane Prezzotto Kitakawa Lima, da Unidade Regional de Itapeva (UR-16), teve como foco o ‘Aumento do Déficit Atuarial: encontrando causas nos planos de amortizações adotados’.

Apresentada pelo Diretor da UR-04 (Marília), Agnon Ribeiro de Lima, pelo Diretor da DF-5, Honormélio Pereira da Silveira, pelo Diretor da UR-11 (Fernandópolis), Valdir Martino, e pelo Diretor da UR-05 (Presidente Prudente), Maurídes Tedeschi, a palestra ‘Modelo de Relatório e Principais Ferramentas de Fiscalização’ abriu a programação no período vespertino.

Durante os debates, foram abordados assuntos como resultados de execução orçamentária, contingenciamento, despesa de pessoal, planejamento e gestão fiscal, entre outros pontos.

Em seguida, o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Xavier, apresentou os processos da fiscalização remota. O Diretor da UR-17 (Ituverava), João Gilberto Rey, falou sobre a experiência pioneira que teve com a metodologia de controle externo. “A fiscalização remota não tem a pretensão de substituir a visita in loco. Mas tentar chegar num lugar melhor do que estamos hoje”, afirmou. Também participaram da apresentação sobre a fiscalização remota as servidoras da UR-17 Camila Simão Costa e Ellen Radaelli Darini.

As atividades do CAAPEFIS seguem até quinta-feira (11/3) e ocorrem virtualmente, por meio da ferramenta de colaboração integrada Microsoft Teams.