Campanha conjunta de doação no TCESP coleta 58 bolsas de sangue

 

19/05/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) e a Secretaria de Turismo e Viagens, realizou na segunda-feira (19/5), das 8h30 às 11h30, no Memorial do TCESP da Corte, a primeira edição da Campanha Conjunta de Doação de Sangue em 2025.

Com o apoio logístico da Fundação Pró-Sangue, a ação contou com a participação de 70 servidores doadores das instituições envolvidas e a coleta de 58 bolsas de sangue, com o potencial de salvar mais de 230 vidas que dependem de transfusões de emergência, cirurgias e tratamentos médicos diversos, uma vez que cada bolsa pode salvar até 4 vidas.

“Iniciamos a primeira campanha conjunta de doação de sangue em 2025. É muito importante essa união em prol de salvar vidas. Agradeço a todos os servidores que participam da campanha e que contribui com essa causa tão nobre”, ressaltou a Diretora da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), Fernanda Borges Keid.

Presente na campanha na sede do TCE, a médica da Fundação Pró-Sangue, Doutora Larissa Escobar, destaca o impacto positivo desta iniciativa. “Para quem recebe, muda a vida da pessoa. E como doador, fazer esse ato de salvar vidas é muito importante. Enche o nosso coração e é um ato de caridade em ajudar o outro, que é uma coisa boa tanto para quem recebe quanto para quem doa”, destacou a médica.

Servidora e doadora com frequência, a Diretora da Diretoria de Gestão de Pessoas do TCESP (DGP), Andrea Vilas Boas Soares Alexandre, fez um apelo para quem puder contribuir com o gesto. “A gente sempre ouve nos noticiários que os bancos de sangue estão sempre com baixos estoques. A gente pode fazer muito pouquinho, são 450 ml de sangue, em 15 minutos para que assim possamos salvar de três a quatro pessoas. É uma forma de celebrar a vida e ajudar ao próximo. É uma iniciativa bastante importante de conscientização”, ressaltou a Diretora.

O servidor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), André Pereira, visitou as dependências da Corte de Contas paulista com empatia ao próximo e o desejo de salvar vidas. “Eu sou doador, mas é a primeira vez que compareço aqui e com o objetivo de justamente pensar no próximo. A minha intenção foi unicamente saber que essa doação pode fazer a diferença na vida de alguém”, disse o servidor do TJ-SP. 

Toda a coleta realizada no TCESP será destinada a abastecer os bancos de sangue da Fundação Pró-Sangue. Para quem não pode comparecer na data, basta realizar o agendamento no site da Fundação, verificar os requisitos e impedimentos e consultar os postos de coleta disponíveis na Capital e na Região Metropolitana do estado de São Paulo.

. Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é considerada referência para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e para o Ministério da Saúde.

A instituição coleta e processa mensalmente cerca de 10 mil bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

Por meio do site da Fundação, é possível mais saber detalhes sobre as etapas do processo de coleta de sangue, os requisitos e os impedimentos para a doação no endereço www.prosangue.sp.gov.br.