web_sessao_0.png

09/07/2018 – SÃO PAULO – Presente há 4 anos na maior plataforma de vídeos da internet, o canal oficial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) no YouTube ultrapassou os 130 mil acessos. A ferramenta hoje concentra quase 600 vídeos e conta com mais de 1.900 inscritos.

Criado para atender as diretrizes estratégicas para promover a transparência e a interação com a sociedade e os jurisdicionados, o canal teve seu primeiro vídeo postado em 21 de janeiro de 2014 sobre a sessão extraordinária, ocorrida no final de 2013, para a eleição da Mesa Diretora do ano seguinte. A partir daí, todas as sessões ordinárias das Primeira e Segunda Câmaras e do Pleno passaram a ser transmitidas pela plataforma.

Em agosto de 2016, a Corte de Contas passou a utilizar LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais nas transmissões das sessões de julgamento – sistema que é reconhecido pela Lei 10.436/2002 e utilizado pela maioria dos deficientes auditivos dos centros urbanos. Dois meses depois, no dia 5 de outubro, o TCESP começou a transmitir em tempo real todas as sessões ordinárias e alguns eventos importantes, que até então eram apenas transmitidos pela TVTCE, via streaming.

Entre os vídeos mais acessados está o ‘Vídeo Institucional’ com mais de 5.400 visualizações. Nele, o Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues fala sobre as competências e as atividades exercidas pela Corte de Contas paulista. Em seguida está a palestra da proferida pela Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, na 13ª Semana Jurídica, com mais de 3.000 acessos.

É possível acompanhar as sessões e eventos que acontecem ao vivo e também revê-los por meio do link https://bit.ly/2tHAq7K. Para ser notificado a cada transmissão é só se inscrever no canal. A Primeira e a Segunda Câmaras ocorrem às terças-feiras, às 14h30 e às 10h00. O colegiado se reúne às quartas, às 10h00.

.Mídias sociais

O Tribunal de Contas de um dos mais importantes estados do país também está presente nas principais mídias sociais. Além do YoTube, as atividades da Corte podem ser acompanhadas pelo Facebook – plataforma que também transmite em tempo real as sessões ordinárias – pelo link https://www.fb.com/tcesp e pelo Twitter no endereço https://twitter.com/tcesp.

O TCESP também dispõe de um mural com mais de 10 mil fotos dos eventos promovidos pelo Tribunal no Flickr, podendo ser acessado no link https://www.flickr.com/tcesp/. Todas as sessões podem ser acompanhadas por smartphones e tablets por meio do aplicativo ‘TCESP - Áudios das sessões’ – compatível com as plataformas Android e IOS.

Os trabalhos também contam com transmissão ao vivo pela TVTCE, disponível no http://streaming.tce.sp.gov.br/sessão. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail comunicação@tce.sp.gov.br.