Cerca de 600 pessoas prestigiam encontro do Ciclo de Debates do TCESP em Lençóis Paulista

07/08/2026 - LENÇÓIS PAULISTA - Gestores públicos de 42 cidades pertencentes a área de abrangência da Unidade Regional Bauru (UR-02) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) se reuniram nesta sexta-feira, dia 7/8, em Lençóis Paulista, para discutirem temas da administração pública e do controle externo. Ao todo, cerca de 600 pessoas lotaram o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.
Antes do encontro, os prefeitos das localidades trouxeram um panorama da situação de seus municípios em uma roda de conversa. Os gestores apontaram como principais dificuldades: o cumprimento de decisões judiciais, o uso da Nova Lei de Licitações, questões orçamentárias, contratações obrigatórias onerosas, falta de recursos para investimento, leis que geram despesas para os municípios e a arrecadação enxuta.
Nessa reunião, os prefeitos tiveram importante troca de informações com a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes; a Procuradora-Geral de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; e o Secretário-Diretor Geral do TCESP, Germano Fraga Lima.
A abertura do evento ficou a cargo da Presidente do TCESP, citando o encontro com os mandatários das cidades. "No primeiro momento, a gente se reúne com os prefeitos. Conversamos e cada um fala dos desafios, do dia a dia, e sido uma troca muito produtiva. Anotamos tudo e voltamos para o Tribunal de Contas para criarmos uma resposta produtiva dessas conversas", explicou Cristiana.
A Conselheira ainda acrescentou a importância da presença massiva do público. "A presença de cada servidor aqui, de cada prefeito, demonstra um compromisso que vai além das obrigações legais. Demonstra o compromisso de aperfeiçoar a gestão pública".
O Prefeito de Lençóis Paulista, André Paccola Sasso, disse em sua fala que o momento é de celebração. "Todas as pessoas que vieram aqui querer acrescentar e crescer juntos. É muito bom ouvir essa forma de diálogo, de empatia para a gente entender de forma direta como podemos transformar a vida das pessoas, principalmente aquelas que mais precisam".
Além da Conselheira-Presidente, da Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas e do Secretário-Diretor Geral, a mesa de abertura foi composta pelo Prefeito de Lençóis Paulista, André Paccola Sasso; pelo Presidente da Câmara Municipal de Lençóis Paulista, vereador Francisco de Assis Naves; pelo Conselheiro Substituto-Auditor do TCESP, Josué Romero; pela Prefeita de Bauru, Suéllen Silva Rosim; pelo Presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador Marcos Antônio de Souza; e pelo Diretor da Unidade Regional (UR-02) de Bauru, Luciano Teixeira Savioli.
Tira-dúvidas
Dezenas de perguntas feitas pelo público foram respondidas pela mesa técnica, composta por Diretores e Chefes Técnicos do Tribunal. Nesse momento, foram tratados assuntos como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Planejamento e Nova Lei de Licitações, Emendas Parlamentares, Regimes de Despesas, Terceiro Setor, Sistema Audesp, e aspectos relacionados às Câmaras Municipais, dentre outros.
Este encontro reuniu representantes das cidades de Águas de Santa Bárbara, Agudos, Arandu, Arealva, Areiópolis, Avaí, Avaré, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Boracéia, Borebi, Botucatu, Brotas, Cabrália Paulista, Cerqueira César, Dois Córregos, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Iacanga, Iaras, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Manduri, Mineiros do Tietê, Óleo, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Pratânia, Presidente Alves, Reginópolis, São Manuel, Torrinha e Ubirajara.
A próxima viagem da caravana do TCESP se dará ainda este mês, no dia 20/8, às 9h30, na cidade de Taubaté. O 13º encontro do ano acontecerá no Complexo SEDES, localizado à Avenida Amador Bueno da Veiga, 220, Centro.
Em 2026, o Ciclo de Debates já passou por Lençóis Paulista, Assis. Americana, Itapeva, Salto, Registro, Jaboticabal, Nuporanga, Santos, Pindamonhangaba, Álvares Machado e Dracena. Mais informações sobre as próximas paradas da caravana do TCESP, acesse: https://www.tce.sp.gov.br/tcesp-ciclo-debates.