Ciclo do TCE em Campinas reúne mais de 500 lideranças de 57 municípios

13/08/2018 – CAMPINAS – Com a presença de mais de 500 participantes – Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais e agentes públicos – de 57 municípios, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, ontem (10/8), o nono encontro da 22ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

Com o Plenário ‘José Maria Matosinho’ da Câmara Municipal de Campinas repleto – com a presença de 12 Prefeitos e 14 Presidentes de Casas Legislativas –, o Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa, acompanhado por Diretores e técnicos, ministrou palestra na qual apresentou dados regionais com base nas fiscalizações e nos julgamentos de contas municipais.

Ao lado do Presidente do TCE e do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa, integraram a mesa de trabalhos o Presidente da Câmara de Campinas, Vereador Rafa Zimbaldi; o Procurador-Geral do Município, Edson Vilas Boas Orrú, que representou o Prefeito Jonas Donizete; e o Presidente da União dos Vereadores de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara.Em suas palavras, o Presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi, em nome das autoridades locais e da região, cumprimentou todos os presentes, agradeceu a presença dos técnicos da Corte paulista e destacou a importância da realização do encontro para os gestores públicos.
"É uma alegria poder receber palestras no sentido de ajudar os agentes públicos. Hoje o TCE tem sido um órgão muito mais orientador e isso é muito importante para tirar aquela visão de medo que se tinha antes do Tribunal”, afirmou Zimbaldi.

. Fiscalização
Pela quarta vez na Presidência do TCE, Renato Martins Costa revelou dados inéditos, frutos de fiscalizações realizadas em diversas áreas, a exemplo da merenda escolar, obras públicas, transporte de alunos e condições de atendimento nos ambulatórios e hospitais. Ele falou sobre o objetivo da Corte de Contas paulista ao vistoriar áreas importantes de aplicação de recursos públicos.

"O Tribunal de Contas quer se apresentar não apenas como um órgão de fiscalização, mas, principalmente, como orientador. Apontamos os problemas para que sejam utilizados pelo administrador a seu próprio favor, no sentido de poder corrigi-los, e orientar a sua ação administrativa no cumprimento da lei”, afirmou o Conselheiro-Presidente Renato Martins Costa.

. Mesa técnica
O encontrou contou ainda com uma dinâmica no formato ‘perguntas e respostas’, coordenada pelo Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi, na qual foram esclarecidas as principais dúvidas sobre temas relativos ao Controle Interno, Terceiro Setor, Transparência, Aplicação no Ensino, Precatórios Judiciais e Exame Prévio de Editais, entre outros.

Os debates também foram conduzidos pelo Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola; pelo Diretor-Substituto do Departamento de Supervisão da Fiscalização I, Abílio Licínio dos Santos; pela Diretora da 1ª Diretoria de Fiscalização, Sônia Regina Rocco; pelo Diretor-Técnico, Paulo Massaru Sugiura; e pelo Ouvidor do TCE, Zilter Bonates da Cunha.
Também integraram a comitiva do TCE os Diretores das Unidades Regionais de Campinas (UR-03), Oscar Maximiano da Silva, e de Mogi Guaçu (UR-19), Vanderlei Marçola.

. Sorocaba
O próximo encontro do Ciclo de Debates acontece na segunda-feira (13/8), às 10h00, no Teatro Municipal ‘Teotônio Vilela, em Sorocaba. Representantes de 70 municípios jurisdicionados das regiões de Sorocaba (UR-09) e Itapeva (UR-16) foram convidados a participar da décima reunião da 22ª edição do evento do TCE.
Mais informações, galeria de fotos, calendário dos eventos e relatórios com dados regionalizados de interesse geral podem ser acessados no infosite do Ciclo de Debates por meio do link www.tce.sp.gov.br/ciclo.

Clique para acessar a galeria de fotos