08/12/2021 – SÃO PAULO – O Colegiado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), durante realização da 1ª Sessão Especial do Pleno, às 10h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, elegeu, por unanimidade, o Conselheiro Dimas Ramalho para presidir as atividades da Corte de Contas paulista durante o ano de 2022, em sucessão à Conselheira Cristiana de Castro Moraes, atual Presidente. Este será o segundo mandato de Dimas Ramalho, que presidiu o órgão em 2016.

Na mesma sessão, também por decisão unânime, foram eleitos o Vice-Presidente e o Corregedor da Corte de Contas paulista. No próximo exercício, o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo responderá como Vice-Presidente, enquanto a Corregedoria ficará a cargo do Conselheiro Renato Martins Costa. Os designados para os cargos, todos com mandato de um ano, tomarão posse no início de fevereiro.

Participaram da sessão, além dos eleitos e da Presidente, os Conselheiros Antonio Roque Citadini; Edgard Camargo Rodrigues; o Auditor-Substituto de Conselheiro Samy Wurman; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima; e o Procurador-Chefe da  Procuradoria da Fazenda do Estado junto ao TCESP, Luiz Menezes Neto.

. Votação

Após procederem com a votação, cujos votos foram colhidos pelo Secretário-Diretor Geral Sérgio Ciquera Rossi, o Conselheiro Antonio Roque Citadini fez a apuração e anunciou a nova composição da Mesa Diretora para o exercício de 2022.

Durante a sessão, os Conselheiros prestaram elogios à atual Presidência exercida pela Conselheira Cristiana de Castro Moraes, que, por sua vez, agradeceu o apoio à sua gestão. Após os pronunciamentos, a nova direção do TCE foi saudada pelos demais membros do Conselho, Auditores, Ministério Público de Contas e Fazenda do Estado.

Em nome do Colegiado, o Conselheiro-Decano Antonio Roque Citadini saudou os novos componentes da Mesa Diretiva e disse ter a convicção de que a Corte de Contas estará em boa direção, com a implantação de novos projetos e continuidade dos que já estão em desenvolvimento. Ao destacar a nova composição, Citadini falou de sua confiança no preparo e na experiência de seus membros.

Em seu pronunciamento, ao destacar a gestão da Conselheira Cristiana de Castro Moraes e  agradecer a seus pares pela eleição, o Conselheiro Dimas Ramalho falou que trabalhará com empenho para o fortalecimento e engrandecimento da instituição – com ações que caminhem no sentido da modernização e na continuidade dos projetos que já se encontram em tramitação na Casa.

“Nossa missão é descobrir e construir o que será o controle externo no pós-pandemia. As demandas da população mudaram. A gestão pública e o controle externo precisam mudar. Estamos no meio de uma revisão do planejamento estratégico e também começamos a trabalhar com a nova lei de licitações. É um momento de muita novidade e de oportunidades para aprimorar o serviço que entregamos à sociedade”, avalia o Presidente eleito.

Os debates, os votos dos Conselheiros e as manifestações dos órgãos técnicos da Casa foram transmitidos em tempo real pela internet. A íntegra da sessão está disponível para acesso por meio do endereço https://bit.ly/3rJdNj3.

. Histórico

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo tendo exercido seis mandatos como Deputado Estadual e Federal, Dimas Ramalho tomou posse no TCESP em agosto de 2012, após sua indicação pelos Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa. Formado em Ciências Jurídicas pela Universidade de São Paulo (USP), Dimas Ramalho foi Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto na Faculdade de Direito da USP.

Após os estudos acadêmicos, ingressou por concurso no Ministério Público até se tornar Procurador de Justiça e, após isso, tornou-se professor titular do Curso de Direito do Centro Universitário de Araraquara. Eleito Deputado Estadual, legislou na Assembleia paulista por três mandatos. Deputado Federal por 10 anos, Dimas Ramalho foi líder de bancada de seu partido e integrou as Comissões de Redação e Justiça; de Segurança Pública; e de Cidadania e Defesa do Consumidor.

Assista à integra da sessão