09/07/2020 – SÃO PAULO – Passado um ano e meio da implantação no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) contabiliza mais de 140 mil documentos criados por meio da ferramenta. 

De acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), o SEI registrou, ao longo de seu uso, a tramitação de 46.832 processos no âmbito da Corte de Contas. Um total de 140.093 documentos foram criados de forma eletrônica com a utilização da ferramenta. 

Instituído em 1º de novembro de 2018, o Sistema Eletrônico de Informação busca a eficácia das ações, aumentando a produtividade e promovendo a segurança, a transparência e a economicidade, uma vez que diminui o uso de papel. 

A maioria dos documentos e dos processos administrativos criados atende especialmente às necessidades dos departamentos ligados à administração (compras, despesas, pessoal, enquadramento e frequência). 

. Formulários 

Para facilitar a utilização do SEI, foram elaborados mais de 60 modelos de formulários para atender as demandas dos setores da instituição. Com essa formatação prévia, os servidores ganham tempo pelo preenchimento de campos com as informações necessárias, sem haver repetição de texto. 

O SEI também está disponível para uso em smartphones e tablets. O aplicativo, gratuito, é compatível com as plataformas Android e iOS. Para fazer a instalação, basta acessar a loja virtual – Google Play ou Apple Store – e baixar o app no dispositivo móvel. 

. Cooperação 

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI permite a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas dos órgãos públicos, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real.

Mediante acordo de cooperação celebrado em 10 de agosto de 2018, o sistema foi cedido, sem nenhum custo, à Corte de Contas paulista e já é utilizado por mais de 100 órgãos federais, estaduais e municipais.

No momento, o SEI também se encontra em fase de implantação em outras instituições públicas. Mais informações podem ser obtidas pelo link https://www. tce.sp.gov.br/sei.