16/07/2020 – SÃO PAULO – Nove meses após seu lançamento, o Painel ‘Olho na Escola’ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atingiu a marca de 16.924 unidades cadastradas. A plataforma, com acesso pela internet por meio do link www.tce.sp.gov.br/olhonaescola, mostra, em tempo real, na forma de números, gráficos e mapas, como está a interação da sociedade, pelo aplicativo que leva o mesmo nome do Painel. 

Lançado em 11 de outubro de 2019, o aplicativo permite que pais, alunos, professores, diretores, funcionários e outros interessados participem da gestão das unidades escolares, com o envio de sugestões, elogios e reclamações. A ferramenta busca, por meio da contribuição da população, melhorar a qualidade do serviço público de Educação nos municípios paulistas. Até o momento, são 11.200 escolas municipais (exceto as da rede da Prefeitura da Capital) e 5.724 unidades sob a responsabilidade do Estado cadastradas. 


. Balanço 


De acordo com os dados disponíveis no Painel ‘Olho na Escola’, a quantidade de elogios à qualidade da Educação nos estabelecimentos da rede pública do Estado de São Paulo foi superior às reclamações e sugestões. Desde o lançamento, o aplicativo registrou 324 elogios, 160 reclamações e 81 sugestões direcionadas aos gestores das unidades escolares. 

Dos elogios, 285 foram destinados a escolas da rede municipal e 39 às unidades estaduais. Desse total, interagiram com a plataforma pais ou responsáveis (112), funcionários (79), professores (68), alunos (19) e outros (46). Os docentes acumulam o maior número de mensagens recebidas, com 114 elogios, no total. Em seguida, aparece a merenda escolar, com 40 registros. 

Ainda segundo o balanço, a maior parte das reclamações refere-se a unidades escolares municipais (88) e são oriundas do descontentamento de pais ou responsáveis (99) e de professores (22). Entre as queixas mais comuns, aparecem as relativas à segurança, falta de docentes para as disciplinas, uniformes, faltas excessivas às aulas, mau estado de conservação dos locais e problemas com a acessibilidade. 


. Sugestões 


Entre as sugestões, a maioria foi direcionada à rede municipal (61) e partiu de pais ou de responsáveis (28), professores (21), funcionários (19), alunos (4) e outros (9), tratando de adequações e de melhorias para salas de aula, acessibilidade, segurança, merenda escolar, laboratórios e biblioteca. Quadras esportivas, docentes, refeitórios, uniformes e materiais didáticos também foram temas das recomendações. 

O aplicativo 'Olho na Escola' está disponível para download, gratuitamente, nas lojas digitais Google Play e App Store. Os dados recebidos por meio da ferramenta podem ser visualizados em uma plataforma (www.tce.sp.gov.br/olhonaescola), que reúne também informações e orientações sobre as funcionalidades do app.