Comitê promove última reunião do Planejamento Estratégico em 2025

27/11/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou na quarta-feira (26/11), às 15h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, a 7ª Reunião do Comitê Estratégico Institucional, referente ao Planejamento Estratégico 2022-2026 da Corte paulista.
O último encontro de 2025 teve como objetivo apresentar um balanço dos projetos prioritários dos 11 Objetivos Estratégicos, além das demais ações em andamento desenvolvidas pelo Tribunal de Contas.
Compuseram a mesa da reunião, a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes; o Vice-Presidente da Corte e Coordenador do Planejamento Estratégico, Conselheiro Dimas Ramalho; o Diretor de Coordenação Estratégica (DCE), Leonardo Cristiano, responsável pela condução dos trabalhos; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Coordenador do Corpo de Conselheiros Substituto-Auditores, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; o Diretor do Departamento Geral da Administração (DGA), Carlos Eduardo Corrêa Malek; e o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Corrêa Xavier.
Ainda na mesa, representando as Chefias de Gabinetes dos Conselheiros, Rosy Maria de Oliveira (Cristiana de Castro Moraes); Gustavo Hermes Hennemann (Dimas Ramalho); Robert Werner Koller (Marco Bertaiolli); Olavo Silva Junior (Renato Martins Costa); Eugenio Pereira de Lima (Sidney Beraldo); Cristiano de Arruda Barbirato (Maxwell Borges de Moura Vieira); e Ronaldo Leite Ferreira (Wagner de Campos Rosário).
Transmitido ao vivo internamente aos servidores da Corte, o encontro, além de compartilhar devolutivas sobre as ações do Tribunal, também serviu para começar a traçar o novo Planejamento Estratégico do TCESP para os próximos quatro anos.
“Hoje nós tivemos uma reunião em que os nossos servidores apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do ano e as perspectivas para o ano que vem. É um caldeirão de ideias, temos metas a serem atingidas, mas temos muitas inovações. Estou na expectativa para que cada vez mais o Tribunal seja mais efetivo, transparente e mais próximo do cidadão”, declarou a Conselheira-Presidente, Cristiana de Castro Moraes.
“Tudo o que foi trazido é uma coisa inovadora, é um planejamento estratégico que vai nortear os próximos passos do Tribunal, e ano que vem iremos fazer um novo planejamento de mais 4 anos”, ressaltou o Vice-Presidente do TCE e Coordenador do Planejamento Estratégico, Conselheiro Dimas Ramalho. “O Tribunal é importante por isso, está inovando a todo instante, e todo corpo de funcionários da direção do Tribunal participa dessa discussão e da implementação”, finalizou o Conselheiro.
“Posso dizer que esse novo Plano vai ser um grande desafio para o ano de 2026. Na verdade, ele é uma página em branco agora. Quando nós encerramos um ciclo de planejamento, nós abrimos uma possibilidade de fato de discutir novos objetivos estratégicos. Sentar com a alta gestão e entender quais são as demandas e os objetivos de futuro para os próximos anos do Tribunal. Então, na verdade estaremos diante de uma página aberta e todo um potencial de construir um novo planejamento para o nosso Tribunal de Contas”, destacou o Coordenador de Gestão Estratégica do TCESP, Leonardo Cristiano.
Confira abaixo conteúdo audiovisual com detalhes sobre a última Reunião do Planejamento Estratégico em 2025.