Concurso do TCESP premia melhores fotos sobre resíduos sólidos

 

13/12/2019 – SÃO PAULO – Com o intuito de sensibilizar os servidores para assuntos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Núcleo de Monitoramento do Observatório do Futuro, lançou, em março de 2019, um concurso de fotografia.

Com o tema ‘Lixo: obstáculo ao desenvolvimento sustentável?’, a iniciativa teve como foco promover junto aos participantes uma reflexão sobre os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Os vencedores do concurso foram anunciados no dia 28 de novembro, durante o evento ‘Seminário Semear’, realizado no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital.

O primeiro lugar foi entregue à servidora Lígia Yumi Hikawa, que apresentou a foto ‘Inverter a situação dos resíduos sólidos está em nossas mãos’. A fotografia com o título ‘Semeando o desenvolvimento sustentável’, de autoria de Adailton Damasceno, ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar foi entregue a Fernando Nascimento, que apresentou a foto ‘Um retrato do Brasil’.

O resultado do concurso apresentou imagens – colhidas do cotidiano ou feitas por Agentes da Fiscalização durante ações ordenadas – que mostram o descaso em relação a um assunto que compromete o futuro do país. 

. Exposição

Ao todo, foram escolhidas 10 fotos para exposição na entrada do Edifício-Sede do TCESP, na Capital. Ao lado de cada imagem consta o título, a identificação de seu autor e uma legenda que conta o histórico ou a mensagem que se desejou transmitir.

Neste ano, o propósito do concurso de fotografias foi chamar a atenção dos servidores do Tribunal, de forma lúdica, para o problema dos resíduos sólidos. Além disso, a iniciativa visou despertar o interesse sobre a gestão do lixo, não apenas denunciando retrocessos, mas também retratando práticas e cenas inspiradoras.

Nesta edição, os interessados puderam se inscrever na disputa com até duas fotografias. As imagens capturadas pelos servidores do TCESP durante as Fiscalizações Ordenadas também puderam participar.

O concurso relacionado às metas definidas pela Organização das Nações Unidas como caminho para a busca de paz e de prosperidade foi promovido pelo TCESP pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, o tema foi ‘Educação de Qualidade para Todos’.