Programa ‘Conheça o TCESP’ realiza 14 edições e reúne mais de 300 em 2018

19/12/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) recebeu este ano 370 participantes no programa ‘Conheça o TCESP’. Durante todo o exercício de 2018, foram realizadas quatorze edições, com visitas monitoradas à Corte dirigidas, especialmente, a servidores e universitários.

Organizado pela Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), o projeto inclui uma apresentação institucional do Tribunal de Contas, palestra sobre as atividades de controle externo e o comparecimento a uma sessão do Tribunal Pleno, quando o Presidente e os seis Conselheiros se reúnem para deliberar. Os visitantes ainda podem fazer um curso à distância sobre o TCESP.

Entre as instituições de ensino superior participantes, estiveram a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Campinas, as Faculdades Integradas Campos Salles, a Universidade Paulista (UNIP), a Universidade de São Caetano do Sul e a Universidade Nove de Julho (Uninove). A maioria dos alunos que passaram pelo programa eram estudantes do curso de Bacharelado em Direito.

. Novidades

Em 2018, o ‘Conheça o TCESP’ contou com duas novidades. A primeira foi a participação de cerca de 90 Policiais Militares do Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial Militar da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.Os Cadetes, que em agosto se formaram como Oficiais da Policia Militar, são responsáveis por diversas funções, dentre elas a de Oficial Adjunto das diversas Unidades Gestoras Executoras (UGEs) de que a Polícia Militar dispõe, auxiliando diretamente os ordenadores de despesas a otimizar o emprego do dinheiro público.Por meio do ‘Conheça o TCESP’, os Policiais puderam estabelecer um contato inicial com o Tribunal com o intuito de facilitar a prestação de contas e evitar possíveis erros no ordenamento de despesas públicas.

A segunda novidade no projeto foi a realização de eventos em parceria com outras Escolas de Governo para realização de visitação conjunta. Pelo programa, os participantes tiveram a oportunidade de fazer visitas guiadas à Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, à Escola de Governo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), à Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e, por fim, à Escola Paulista de Contas Públicas do TCESP.

Com a adoção desse programa em parceria com outros órgãos foi possível divulgar o importante trabalho do controle externo do Tribunal de Contas e mostrar aos participantes como esse papel se relaciona à função legislativa dentro do Governo paulista.

. História

Criado em 2004, o ‘Conheça o TCESP’ é resultado de parcerias com professores e coordenadores de cursos relacionados à atividade do Tribunal – fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus 644 municípios, exceto a Capital, bem como das respectivas entidades de administração direta ou indireta e das fundações por eles instituídas ou mantidas.
O programa terá continuidade em 2019, com retorno previsto de suas atividades para fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.