01/02/2021 – SÃO PAULO – A Conselheira Cristiana de Castro Moraes assumiu, ontem (1º/2), o cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em sucessão ao Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que esteve no comando da Mesa Diretora do órgão no exercício de 2020. 

Também tomaram posse, em solenidade virtual, ocorrida por meio de videoconferência, às 11h00, o Vice-Presidente, Conselheiro Dimas Ramalho, e o Corregedor, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, que terão o mandato de um ano na direção da Corte de Contas paulista. 

Eleita por unanimidade pelo Colegiado durante sessão especial do Pleno ocorrida em 9 de dezembro, Cristiana de Castro Moraes assume pela segunda vez o comando do TCE paulista. Natural de Belo Horizonte e servidora de carreira do Corpo de Auditores do TCESP, Cristiana de Castro Moraes tomou posse como Conselheira em 23 de abril de 2012, sendo a primeira mulher a compor o Colegiado. Em 2015 foi eleita, também de forma unânime, para presidir as atividades do Tribunal. 

. Autoridades

Prestigiaram a posse administrativa da nova Mesa Diretora os Conselheiros Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues e Renato Martins Costa, e os Auditores-Substitutos de Conselheiro Samy Wurman, Alexandre Sarquis, Antonio Carlos dos Santos, Josué Romero, Silvia Monteiro, Valdenir Polizeli e Márcio Martins de Camargo.

Ainda participaram da solenidade virtual o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o 1º Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Deputado Gilmaci Santos, representando o Presidente Cauê Macris; a Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Rute Costa; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM-SP), Clovis Santinon; o Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Desembargador Mairan Maia; o Procurador-Geral de Justiça de SP, Mário Luiz Sarrubbo; o Presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), Conselheiro João Antonio; a Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, Maria Lia Porto Corona; e o Defensor-Público-Geral de SP, Florisvaldo Fiorentino. 

Prestigiaram o ato de posse o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Vice-Presidente do TCE-PB, Conselheiro Fabio Nogueira; o Presidente do TCE-ES, Conselheiro Rodrigo Flávio Freire; o Vice-Presidente do TCE-RS, Alexandre Postal; o Presidente da Associação dos Procuradores de SP, Fabricio de Ilma Pieroni; o Conselheiro Emérito do TCESP Fulvio Julião Biazzi; o Diretor da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), Jorge Farah Elias; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima e o Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda junto ao TCE, Luiz Menezes Neto, acompanhados por demais membros dos órgãos; o Secretário-Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi, além de Diretores, Chefes de Gabinetes e servidores de diversos setores da Corte de Contas paulista.

. Homenagens 

O termo de posse, lido pelo Secretário-Diretor Geral, foi assinado virtualmente pelos membros do novo Corpo Diretivo. Após a assinatura do Livro Ata, o Conselheiro Renato Martins Costa, em nome do Colegiado, utilizou a palavra para agradecer aos presentes e parabenizar o Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues pela gestão. “As circunstâncias extraordinárias que caracterizaram o ano de 2020 encontraram em nosso Presidente as mesmas e correspondentes qualidades excepcionais que permitiram que nos liderasse com segurança, brilho e competência ao longo dessa tormentosa jornada”, destacou.

O Conselheiro Renato Martins Costa também saudou a Conselheira empossada e desejou sucesso nos trabalhos frente ao TCESP. “De Cristiana esperamos muito, nada menos do que sua determinação, firmeza, dedicação ao trabalho e personalidade marcante na sustentação sempre acurada e bem-articulada de seus pontos de vista e convicções. Tais atributos são moldados por uma formação sólida, experiência profissional diversificada e uma passagem anterior exitosa na Presidência da Casa”, afirmou.

. Nova gestão

A Presidente do TCESP para o exercício de 2021, Cristiana de Castro Moraes, agradeceu aos presentes à solenidade virtual e reconheceu a confiança de seus pares. “Eu reafirmo meu compromisso de contribuir na construção de um Tribunal de Contas moderno, com respostas sólidas e rápidas para a sociedade, possibilitando que se adote a tempo medidas eficientes”, disse.

A Conselheira-Presidente aproveitou a oportunidade para parabenizar a gestão do Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues no exercício de 2020. “O Conselheiro Edgard foi destemido, soube com sua larga experiência nos conduzir neste ano marcado por adversidades, mas também de muito aprendizado e adaptação. Parabéns pela sua conduta exemplar de comprometimento com o cargo e a coisa pública. A pandemia não parou o Tribunal. Cumprimos nossa missão constitucional”, acrescentou a nova Presidente.

O Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, por sua vez, cumprimentou a nova Mesa Diretora, desejando sucesso, e agradeceu aos Conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, Corpo de Auditores, Diretores e servidores do Tribunal pela contribuição prestada à sua gestão.

“A Conselheira Cristiana de Castro Moraes tem um currículo extraordinário, a primeira mulher a ser Conselheira do Tribunal de Contas do Estado, e é pela segunda vez Presidente desta Casa. Sabemos da sua capacidade de trabalho e da sua firmeza nas convicções, de maneira obstinada, o que faz dela um exemplo de trabalho e dedicação. Tenho certeza de que ela saberá dar uma excelente contribuição ao Tribunal, que tem muito a ganhar com sua presença na Presidência”, ressaltou o Conselheiro.

Assista à íntegra da Sessão Especial de Posse da Mesa Diretora de 2021

Clique aqui para ler a íntegra do discurso de posse da Conselheira-Presidente Cristiana de Castro Moraes