Conselheiro Dimas Ramalho fala sobre desafios dos Tribunais de Contas para novos Agentes da Fiscalização

20/09/2018 – SÃO PAULO – Membro do colegiado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde 2012, o Conselheiro Dimas Ramalho proferiu, na quarta-feira (19/9), às 16h30, no Auditório Nobre ‘Professor José de Anhaia Mello’, na Capital, palestra com o tema ‘Os desafios dos Tribunais de Contas’. A atividade integrou a programação do curso de formação dos aprovados no concurso público de Agente da Fiscalização (área-fim e Administração).

Ao se dirigir a uma plateia formada por 133 novos servidores que tomaram posse no TCE na quarta-feira (12/9), o Conselheiro traçou um panorama histórico, apresentando um quadro da evolução das atividades da Corte paulista ao longo dos últimos seis anos.

Em sua exposição, com auxílio de recursos multimídia, Dimas Ramalho posicionou o Tribunal de Contas dentro de um contexto histórico – passando pelos cenários político, econômico, tecnológico e social do país e do mundo. Em retrospectiva, o Conselheiro discorreu sobre os desdobramentos e avanços que impactaram a atividade do controle externo da Administração Pública.

Dentre os avanços que a instituição alcançou, Ramalho citou importantes projetos e ações – a exemplo da regulamentação do teletrabalho, transmissão ao vivo das sessões de julgamento, uso de sustentação oral por meio de videoconferência, realização de fiscalizações ordenadas, entre outras. No âmbito institucional, o palestrante falou sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) aos servidores da Casa.

Ao público presente, o Conselheiro falou sobre como os Agentes devem atuar para melhorar o desempenho do Tribunal. “Usem a inteligência artificial para potencializar o trabalho de fiscalização e racionalizar os recursos humanos e financeiros”, considerou. “Utilizem com mais eficiência o acervo de informações que coletamos, antecipem o cenário para saber qual deve ser a prioridade na fiscalização ‘in loco’ e gerem relatórios mais objetivos e precisos”.

A programação de capacitação dos novos funcionários, que teve início na última quinta (13/9), terá prosseguimento até sexta-feira (21/9), dia em que ocorrerá a cerimônia de formatura para a posterior designação para as áreas em que desempenharão suas atividades.