17/04/2024 – SÃO PAULO – O Conselheiro Marco Bertaiolli, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), assumiu a Presidência do Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do Instituto Rui Barbosa – entidade que congrega os Tribunais de Contas do Brasil e auxilia as Cortes no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades de controle externo.

Marco Bertaiolli assume o cargo, com mandato até dezembro de 2025, em substituição ao Conselheiro Carlos da Costa Neves (TCE-PE), que assumiu recentemente a Vice-Presidência de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Bertaiolli terá, dentre outras funções, a responsabilidade de liderar iniciativas que promovam a excelência na gestão de tecnologia e a proteção das informações sensíveis, bem como dar os encaminhamentos para serem tratados no planejamento das ações na gestão 2024-2025.

Durante agenda, hoje (17/4), às 16h00, acompanhado pelo Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TCE, Fábio Xavier, o Conselheiro Carlos da Costa Neves participou de audiência com o Conselheiro Bertaiolli. Na oportunidade, ao parabenizar por assumir o cargo no IRB, Carlos da Costa Neves falou sobre as ações desenvolvidas pelo comitê, criado em 2019 para apoiar as Cortes de Contas nas áreas da Artificial, Análise de Dados, Negócios, Governança & Compliance e Segurança da Informação.

Marco Bertaiolli afirmou que se sente honrado em ter recebido o convite do IRB para coordenar o comitê e contribuir com a construção de uma governança tecnológica. Ele destacou os desafios enfrentados pelo sistema de Tribunais de Contas diante do cenário em constante evolução tecnológica e enfatizou a necessidade de atuar com responsabilidade no uso das novas tecnologias.

“São desafios que me atraem e têm uma expressividade gigantesca. O primeiro é a integração de todos os 33 Tribunais de Contas, que têm na sua essência as mesmas dificuldades, obstáculos e funções, tendo, portanto, a mesma necessidade de desenvolvimento tecnológico. A segunda missão é exatamente dotar os tribunais que integram o sistema de controle externo de tecnologias que possam agregar qualidade e velocidade aos trabalhos”, considerou.

O Conselheiro Carlos Neves, por sua vez, destacou o trabalho desenvolvido pela Corte de Contas paulista na área de tecnologia e ressaltou a importância da colaboração entre os Tribunais de Contas para enfrentar os desafios tecnológicos contemporâneos.

“O Conselheiro Marco Bertaiolli tem experiência na área de tecnologia e muito contribuirá em ações focadas na segurança da informação, principalmente na gestão dos processos em tecnologia na questão de pessoas, que é um ponto muito sensível. Tenho certeza de que fará um belo trabalho à frente do comitê”, pontuou Neves.