17/11/2021 – SÃO PAULO – A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, foi eleita, na sexta-feira (12/11), Vice-Presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB). A entidade representativa das 33 Cortes de Contas brasileiras é responsável pela promoção de estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento do controle externo.

A eleição, realizada durante o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), que congregou o VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do IRB e o XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em João Pessoa (PB), ainda conduziu o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) Edilberto Carlos Pontes Lima à presidência do IRB. A chapa, escolhida por unanimidade, assumirá o comando da instituição no biênio 2022/2023.

A nova diretoria da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil também foi definida ao longo do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. O Conselheiro do TCESP Renato Martins Costa, ao lado de outros quatro Conselheiros, foi eleito para compor a Diretoria de Relações Político-Institucionais. 

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) Cezar Miola assumirá a presidência da Atricon para o biênio 2022/2023 em substituição ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) Fábio Túlio Nogueira, que ocupou o cargo por duas gestões consecutivas. Criada em 1992, a Atricon atua na representação e na integração do Sistema de Controle Externo do país.