08/05/2020 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou, por meio do Comunicado nº 19/2020, emitido pela Secretaria-Diretoria Geral, o resumo das atividades desenvolvidas pela Corte durante os três primeiros meses de 2020.

No balanço, é demonstrada a quantidade de processos apreciados pelo Tribunal Pleno e pelas Primeira e Segunda Câmaras, o total de multas aplicadas, o número de processos com condenações para restituição de importâncias e encaminhamentos de autos ao Ministério Público, dentre outros indicadores.

Veiculada no Caderno Legislativo do Diário Oficial do Estado de terça-feira (5/5), a íntegra do levantamento pode ser acessada por meio do link https://tinyurl.com/y958r9cq.

. Câmaras

Os dados revelam que, durante o primeiro trimestre, as duas Câmaras do TCE tiveram em pauta o montante de 1.212 processos – entre contratos e prestações de contas de repasses ao Terceiro Setor, contas anuais de Prefeituras e Câmaras Municipais, representações, embargos e agravos.

O levantamento relativo à Primeira Câmara demonstra que, dos 581 processos que entraram em pauta, 526 foram julgados, ou seja, 91% deles. Em sete, foram feitas sustentações orais por parte do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCE e, em 14, houve manifestação de advogados.

Já o resumo geral da Segunda Câmara mostra que 631 processos entraram em pauta e 558 receberam julgamento (88%). Ao todo, foram 10 sustentações orais, sendo duas de autoria do MPC e oito de advogados das partes.

. Tribunal Pleno

No período, o Colegiado do Pleno teve 833 processos que tramitaram na Ordem do Dia, sendo 326 deles relativos ao Exame Prévio de Edital. Excluindo-se os retirados de pauta, foram julgados 700 processos (84%) – sendo que 299 estiveram relacionados a representações interpostas contra editais.

No primeiro trimestre deste ano, o TCE realizou 2.314 julgamentos singulares. Do total, 659 sentenças foram proferidas pelos Conselheiros, enquanto 1.410 foram emitidas pelo Corpo de Auditores, que também exarou 245 despachos de diferimento.

Clique para acessar a íntegra do balanço