Corte de Contas paulista promove edição do Ciclo de Debates em Franca

24/04/2025 – FRANCA (SP) – A Faculdade de Direito de Franca sediou na quinta-feira (24/4), às 14h00, o sétimo encontro da 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).
O evento recebeu um público de 437 participantes, dentre eles, 15 Prefeitos e 11 Presidentes de Câmaras, além de Vereadores, Secretários Municipais e representantes públicos de 23 cidades da região que debateram as boas práticas administrativas e tiraram dúvidas junto à Corte com orientações sobre a gestão pública.
Antes do encontro, o Presidente do TCESP, Conselheiro Antonio Roque Citadini promoveu uma reunião apenas com os Prefeitos presentes para tratar de demandas regionais.
Já no evento, participaram da mesa de abertura, além do Conselheiro-Presidente, o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho; o Conselheiro Marco Aurelio Bertaiolli; a Procuradora-Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; o Diretor da Unidade Regional de Ituverava (UR-17), Rodrigo Marques Rodrigues; além do Prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira; o Presidente da Câmara Municipal de Franca, Daniel Henrique Silva Bassi; o Prefeito de Ituverava, Luís Antônio Araújo; e a Vice-Diretora da Faculdade de Direito de Franca, Lislene Ledier Aylon.
“Foi um evento muito bom em um amplo auditório composto por Prefeitos, Vereadores, servidores, ou seja, muitas pessoas interessadas em reforçar os conhecimentos sobre as novidades da legislação. Essa é uma oportunidade para que todos possam conversar com o nosso corpo técnico sobre as decisões proferidas pelo Tribunal de Contas. Foi muito positivo para nós do Tribunal e, também, para quem esteve presente hoje em Franca”, ressaltou o Presidente Roque Citadini.
“Estarmos aqui é travarmos amizade, consideração e mostrarmos o respeito que nós temos por vocês. Isso tem uma palavra. É respeito por aqueles que atuam na vida pública”, destacou o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho.
“Todos nós desejamos a boa e a efetiva aplicação do recurso público. O Tribunal de Contas tem uma inteligência múltipla e coletiva de técnicos espalhados por todo o estado de São Paulo de prontidão para exercer o controle externo, mas acima de tudo estar em parceria com as prefeituras na boa aplicação do recurso público”, pontuou o Conselheiro Marco Aurelio Bertaiolli.
“A presença dos técnicos e dos Conselheiros do Tribunal de Contas tem uma importância vital, pois podemos conversar de maneira transparente, eficiente, rápida e pode também facilitar e melhorar o nosso trabalho para que possamos oferecer um serviço com mais produtividade, mais eficiência e efetividade para quem precisa dos nossos serviços, que é a população que mora nos municípios”, destacou o Prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira.
O Conselheiro Corregedor, Dimas Ramalho, ainda recebeu uma placa da Câmara de Franca, oferecida pelo Presidente Daniel Bassi. A homenagem trata-se de uma moção de aplauso pela vida pública do Conselheiro. Ao receber a placa, Ramalho disse que essa honra não era exclusiva para si, mas sim extensível a todos os Conselheiros pelo trabalho realizado no TCESP.
Ao desfazer a mesa de abertura, os debates prosseguiram com a mesa técnica coordenada pelo Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; que contou com as presenças dos Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF-1 e DSF-2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola; do Diretor da UR-17 Rodrigo Marques Rodrigues; do Diretor Técnico da 1ª Diretoria de Fiscalização (DF-1), Gabriel Marchi da Silva; do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), Marcos Portella Miguel; e dos Auditores de Controle Externo, Alan Leone e Izabela Paschoal.
Dentre os principais assuntos, temas como Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Planejamento, cuidados com a gestão, as ações da fiscalização do TCESP e aspectos voltados às Câmaras Municipais.
. Calendário
A programação da 29ª edição do Ciclo de Debates continuará na sexta-feira (25/4), às 10h00, no Teatro Municipal “Fausto Bellini Degani”, em Batatais (SP). O oitavo encontro contará com a presença de lideranças de 33 municípios jurisdicionados da região administrativa de Ribeirão Preto.
Até a data de 27 de junho serão realizados, ao todo, 20 encontros nos municípios localizados no interior e no litoral do estado de São Paulo.
Para saber mais sobre o calendário completo de atividades e as inscrições, basta clicar no link https://www.tce.sp.gov.br/tcesp-ciclo-debates .