Economista faz palestra sobre moeda e gastos públicos

 

15/08/2019 – SÃO PAULO – Economista e PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), André Lara Resende proferiu palestra, ontem (15/8), às 10h00, no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), como parte da programação da XVII Semana Jurídica.

A mesa de trabalhos foi coordenada pelo Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, que deu as boas vindas aos participantes, e, após a exposição, fez a mediação das perguntas e respostas endereçadas ao palestrante.  
Na oportunidade, Lara Resende compartilhou sua experiência junto ao Governo Federal, desde a edição do Plano Cruzado e Plano Real, passando pela gestão na Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), até sua vivência no mercado, atuando na iniciativa privada.

Ao falar sobre a política econômica, aspectos do mercado financeiro, taxa de juros, imposto de renda e políticas de desburocratização no país, o palestrante defendeu o uso da tecnologia para propiciar melhorias no controle dos gastos e despesas públicas, com a otimização do tempo, ao passo em que promove um salto na qualidade de vida do cidadão.

“O uso da tecnologia é uma verdadeira revolução – a ideia de um governo digital aberto”, ponderou Rezende. “Com a tecnologia que temos hoje, tudo isso é muito fácil e simples, e é barato. Com isso você pode transformar o Estado a favor do cidadão”, argumentou.

Os debates contaram com a presença da Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Conselheira Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins; do Conselheiro-Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kleber Dantas Eulálio e do Chefe do Gabinete Técnico da Presidência do TCE, Mauricio Varnieri.