Educação de qualidade é tema de seminário no TCESP

 

30/01/2019 – SÃO PAULO – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Esse, que é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos até 2030, foi o tema central do Seminário ‘Semear Educação’ promovido, ontem (29/1), pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Ao longo da programação do evento, que ocorreu no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, das 9h00 às 16h30, e foi coordenado pelo Observatório do Futuro – núcleo criado pelo TCE para medir o avanço dos ODS no Estado – especialistas debateram os caminhos para alcançar a educação de qualidade.

“As organizações não podem viver voltadas para si próprias. E foi com essa finalidade que o Tribunal de Contas se engajou, de maneira efetiva, na compatibilização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com suas atividades e competências constitucionais para fazer a diferença na nossa sociedade”, afirmou o Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa, durante a abertura das atividades.

Além do Presidente do Tribunal, compuseram a mesa solene do evento os Conselheiros Antonio Roque Citadini, Cristiana de Castro Moraes e Sidney Beraldo; o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva; o Assessor Sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Haroldo Machado Filho; o Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de SP (UNDIME-SP), Luiz Miguel Martins Garcia; e a Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Prado Leitão.

O Secretário da Educação parabenizou o TCESP pela iniciativa de promover o diálogo com profissionais da área. “Somente o olhar processual não vai resolver o problema da Educação. Sabemos que às vezes acertamos na forma, mas não nos resultados. E o regime de colaboração entre Tribunal de Contas, Secretaria Estadual e Redes Municipais é fundamental para alcançarmos a aprendizagem de todos os alunos paulistas”, destacou Rossieli Soares.

Clique para acessar a galeria de fotos