09/08/2022 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, proferiu, na terça-feira (9/8), às 10h00, palestra magna de abertura da XX Semana Jurídica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Durante a apresentação, Galizia falou sobre o papel da Justiça Eleitoral, o processo das eleições, a confiabilidade no sistema de voto e apuração por meio das urnas eletrônicas. “Nosso objetivo é que os nossos mais de 400 mil mesários e colaboradores possam desenvolver seu trabalho com tranquilidade e que os nossos 34 milhões de eleitores do Estado tenham condições ter acesso à urna e lá registrar seu voto na mais ampla liberdade e segurança”, afirmou Galizia.

Realizado no Auditório Nobre do TCE, na Capital, o evento, que segue até sexta-feira (12/8), reuniu servidores municipais e estaduais, representantes de órgãos da Administração Pública, Conselheiros, gestores, lideranças políticas e estudantes.

. Abertura

A abertura das atividades foi feita pelo Presidente do TCE paulista, Conselheiro Dimas Ramalho, que deu as boas-vindas aos participantes que acompanharam o evento no Auditório  Nobre e também pela internet.

Por parte do Colegiado, compuseram a mesa solene, o Vice-Presidente Sidney Beraldo; o Corregedor Renato Martins Costa; os Conselheiros Roque Citadini e Edgard Camargo Rodrigues. Também participaram da abertura, o Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de SP, Felipe Salto; a Secretária Municipal de Justiça de São Paulo, Eunice Prudente; o Procurador e Secretário Especial de Assuntos Eleitorais da Procuradoria-Geral de Justiça, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior; a Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, Ines Maria do Santos Coimbra de Almeida Prado; e o Defensor Público-Geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Junior.

Em suas palavras, o Presidente do TCE destacou a importância da Semana Jurídica para discutir temas à luz da ciência, do Direito e da Constituição Federal. “Sempre é importante debater temas jurídicos, mas, em ano eleitoral, quando temos uma série de problemas, a importância é ainda maior. Tenho certeza de que quem ganha com esses debates é a democracia”, afirmou.

O primeiro dia da XX Semana Jurídica contou ainda com a participação da Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, que ministrou palestra sobre o tema ‘Inovação e Eficiência na Prestação da Justiça’.

A transmissão das palestras pela TVTCE e pelo YouTube contou com mais de 2 mil visualizações. O conteúdo está disponível pelo link https://bit.ly/3Qts0ty.

. Programação

A XX Semana Jurídica continua nesta quarta-feira (10/8), às 10h00, com apresentações do Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2013 e 2016, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e do Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Cleber Masson. As atividades contam com transmissão online.

Clique aqui para ver mais fotos da abertura da XX Semana Jurídica