21/07/2021 – SÃO PAULO – Lançado na terça-feira (20/7) pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o mais novo episódio do PodContas traz mais informações sobre o curso ‘Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de SP: desafios e possibilidades para os Municípios’, lançado pela Corte em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), por intermédio da Escola de Engenharia de São Carlos, e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

As convidadas da edição são a Diretora-Presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, a Coordenadora do Observatório do Futuro do TCESP, Manuela Prado Leitão, e a Assessora da Superintendência de Gestão Ambiental e Professora Titular da USP, Tamara Gomes.

“O Tribunal aderiu à Agenda 2030 da ONU, que é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e vem buscando, por meio do Observatório do Futuro, incentivar as administrações públicas a aderirem e concretizarem essa agenda”, explicou Manuela Prado Leitão. 

De acordo com ela, três ODS se relacionam diretamente com a gestão de resíduos sólidos (6, 11 e 12). Durante as fiscalizações e nos Exames Prévios de Editais, é comum que o TCESP se depare com irregularidades nessa área. Para compreender o porquê dessas irregularidades, orientar os gestores e unir teoria e prática, TCESP, USP e CETESB decidiram fazer uma parceria para capacitar servidores das áreas de meio ambiente e limpeza urbana.

Durante a entrevista, a Professora Tamara Gomes fala sobre as vantagens de o curso ser realizado na modalidade de Ensino a Distância (EAD). “O uso de ferramentas digitais potencializa a disseminação dos conhecimentos para além dos muros da Universidade”, comenta. 

Já a Diretora-Presidente da CETESB, Patrícia Iglesias, destacou a importância desse tipo de parceria para o sucesso dos ODS. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável trabalham as mais diversas faces daquilo que é, na verdade, o que nós desejamos: um desenvolvimento com preservação, equilíbrio, com a parte social, ambiental e econômica”, diz.

As inscrições para o curso on-line ‘Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: desafio e possibilidades para os municípios’ estão abertas até 16/8 pelo link https://bit.ly/2Uv8wxk

O 36º episódio do PodContas, assim como todos os anteriores, está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/3Bo8FDn), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), Google Podcasts (https://bit.ly/3g42iLh) e Apple Podcasts (https://apple.co/3wb0B5i).