Gestão sustentável na Administração Pública será tema de seminário no Tribunal de Contas

 

22/10/2018 – SÃO PAULO – Técnicos, especialistas e autoridades estarão reunidos no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na Capital, na próxima sexta-feira (26/10), para debater o papel das instituições e dos entes públicos no desenvolvimento de projetos e mecanismos que permitam o estabelecimento de uma política de responsabilidade socioambiental nas administrações, durante a segunda edição do Seminário ‘Gestão Sustentável na Administração Pública’.

Realizado pelo Núcleo de Monitoramento do Observatório do Futuro em parceria com a Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), o evento ocorrerá das 9h00 às 12h30 e será aberto ao público externo. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas pelo link www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos.

De acordo com a Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Prado Leitão, o objetivo do Seminário é debater a reponsabilidade dos gestores e das autoridades públicas no enfrentamento das questões ambientais e buscar soluções e estratégias para o aprimoramento de ações de sustentabilidade junto aos órgãos do Poder Público.

. Programação
A abertura do evento, que contará com cinco painéis temáticos, ocorrerá às 9h00, com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa. As atividades serão transmitidas em tempo real pela internet, por meio da TVTCE, e pela página do Tribunal no Facebook.

O primeiro painel tem como tema ‘Pensamento do Ciclo de Vida nas Contratações Públicas’ e contará com exposição da Professora de Graduação na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciana Stocco Betiol. Na sequência, a Superintendente de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Faga Iglecias Lemos, discorrerá sobre sustentabilidade na Universidade.

Integrante da Advocacia Geral da União (AGU) e Doutora em Ciência Ambiental, Teresa VIllac Pinheiro Barki, proferirá a terceira palestra, compartilhando com o público as ações e os projetos desenvolvidos no âmbito da AGU.
Especialista na área de Direito Administrativo e Ambiental, integrante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) em projetos relacionados a compras públicas, Denize Coelho Cavalcanti desenvolverá o tema ‘Rotulagem ambiental em licitações sustentáveis’.

Encerrando as atividades do seminário, a Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Leitão, falará sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto aos municípios jurisdicionados do TCE no Estado.