19/05/2020 – SÃO PAULO – A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) suspendeu a licitação prevista para a contratação de empresa para prestação de serviços especializados em arquitetura e engenharia a fim de elaborar projeto básico da Linha 19-Celeste, do Metrô.

Na sexta-feira (15/5), no Diário Oficial, o relator da matéria, Conselheiro Sidney Beraldo, diante de representação oposta contra o edital, concedeu prazo para que a interessada apresentasse justificativas que entender cabíveis. No sábado (16), o Metrô publicou comunicado de suspensão na Imprensa Oficial informando a suspensão da concorrência `em cumprimento a decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo`.

No dia 4 de maio, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), por representação protocolada na Corte, alegou haver possíveis irregularidades no texto convocatório que poderiam prejudicar a concorrência e a efetividade dos serviços a serem contratados. O relator determinou, por meio de despacho, prazo de 48 horas para que a interessada apresentasse o contraditório.

A representante, dentre outros pontos, questionou a escolha da modalidade, do tipo menor preço, alegando que a vencedora poderia prestar um serviço ineficiente, com falhas e contrário ao interesse público. Outra queixa diz respeito à falta de parcelamento da contratação em lotes por trechos, dada a amplitude do objeto.

Com 17,6 km de extensão e previsão de 15 estações, ligando o Bosque Maia, em Guarulhos, ao centro da Capital paulista, a Linha 19-Celeste poderá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia no trecho Bosque Maia-Vale do Anhangabaú, ao tempo estimado de viagem de 27 minutos.

Clique para ler o despacho

Leia a integra do comunicado de suspensão