03/08/2021 – SÃO PAULO – Com o tema ‘Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: desafios e possibilidades para os municípios’, o Tribunal de Contas realizou, na segunda-feira (2/8), das 14h00 às 16h00, live direcionada a administradores públicos e servidores das áreas de meio ambiente, resíduos sólidos e limpeza urbana.

A abertura do evento foi realizada pela Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, e pela Diretora-Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Faga Iglecias Lemos, e contou a participação do Conselheiro-Corregedor, Sidney Beraldo.

“Além de extremamente relevante para a qualidade de vida da população, esse assunto nos interessa sob o enfoque da adequação do gasto público, do planejamento orçamentário e dos contratos firmados pelas Prefeituras encarregadas dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos rejeitos”, destacou a Conselheira-Presidente, ao dar as boas-vindas aos participantes e cumprimentar as autoridades presentes.

As palestras foram conduzidas pelo Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, e pelo Presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Anamma-SP) e representante da sociedade civil no CONSEMA/SP, Cláudio Scalli, com moderação pela Diretora-Presidente da CETESB.

As atividades contaram ainda com a divulgação do curso on-line ‘Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: desafios e possibilidades para os municípios’, desenvolvido pelo Tribunal de Contas em conjunto com a USP, por intermédio da Escola de Engenharia de São Carlos, e a CETESB.

Na oportunidade, os responsáveis pela elaboração do curso, o Professor Associado na Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Tadeu Fabrício Malheiros, a Gerente da Divisão Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da CETESB, Lia Helena M. de Lima Demange, e a Chefe-Técnica da Fiscalização da Escola Paulista de Contas Públicas do TCESP, Maria Luiza Costa Pascale, fizeram uma apresentação sobre as aulas disponibilizadas, com detalhes sobre acesso, conteúdo, inscrições e prazos para realização das atividades, entre outros.

Idealizada na modalidade Ensino a Distância (EAD), a capacitação ocorrerá entre 1º de setembro e 30 de novembro de 2021 e está com inscrições abertas pelo link https://bit.ly/3itUJii.