25/03/2022 – SÃO PAULO – Com o objetivo de orientar os gestores públicos sobre boas práticas administrativas que aprimoram as gestões municipais, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, na quinta-feira (24/3), o primeiro encontro da 26ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O evento, realizado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, das 14h00 às 17h00, reuniu mais de 1.000 Prefeitos, Vereadores, lideranças políticas, Secretários Municipais, gestores e servidores públicos representantes de 56 municípios jurisdicionados do TCE nas regiões de Ribeirão Preto e Ituverava. Compareceram ao encontro 31 Prefeitos e 13 Presidentes de Câmaras.

Além do Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, compuseram a mesa de abertura do evento o Auditor-Substituto de Conselheiro Valdenir Antonio Polizeli, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas junto ao TCESP, Thiago Pinheiro Lima; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; e os Diretores Regionais Flávio Henrique Pastre, da UR-06 de Ribeirão Preto, e João Gilberto Rey, da UR-17 de Ituverava.

Representaram as lideranças regionais na mesa de abertura o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Alessandro Maraca; a Prefeita de Guará, Maura Moreira; o Conselheiro Estadual da OAB, Ricardo Giuntini; o Presidente do Conselho da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Juninho Gaspar, o Vice-Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Adevanil Moreira; o Delegado Seccional de Polícia, Sebastião Vicente Picinato; a Presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati; e o Presidente do Theatro Pedro II, Nicanor Antônio Lopes, que disponibilizou o espaço para a realização do evento.

O Presidente do TCESP fez uma homenagem às vítimas da COVID-19 e cumprimentou os gestores que compareceram à primeira reunião de 2022 do Ciclo de Debates, que marca a retomada dos encontros presenciais após dois anos de restrições impostas pela pandemia.

A presença de mais de 1.000 representantes no evento, segundo Dimas Ramalho, é um sinal do comprometimento dos gestores em querer acertar na Administração Pública.

“Queremos continuar trabalhando junto com vocês, explicando, orientando e tirando dúvidas. O Tribunal reitera o compromisso de se colocar à disposição dos Prefeitos, Vereadores, Secretários e todos os gestores para que errem menos e cumpram com aquilo que é importante: a boa aplicação do dinheiro público”, afirmou o Conselheiro-Presidente.

Em nome das autoridades locais, o Prefeito de Ribeirão Preto falou sobre a importância de os gestores se aperfeiçoarem para trabalhar sempre em benefício da população. “O Ciclo de Debates é um momento de diálogo, de orientação, de busca de solução de dúvidas para que o órgão fiscalizador e seus componentes possam exercer seu papel institucional dentro de um espírito de colaboração com todos os entes municipais”, destacou Duarte Nogueira.

O encontro faz parte de uma série de 10 reuniões regionais com o propósito de apresentar o novo modelo de fiscalização da Corte, bem como orientar os gestores públicos sobre temas afetos à Lei n° 14.143 de 2021, aplicação de recursos, Terceiro Setor, transparência e controle interno, entre outros.
As atividades do 26º Ciclo de Debates, que tiveram início ontem, também ocorrerão em Araraquara, Sorocaba, Campinas, Presidente Prudente, Bauru, Guaratinguetá, Araçatuba, São José do Rio Preto e Santos até 30 de junho.

Acesse as fotos do evento.