Mais de 5 mil participam de live sobre o novo Fundeb


09/04/2021 – SÃO PAULO – Realizada com fins de esclarecer e debater os novos regramentos da Lei Federal n° 14.113, editada em 2020, e que criou o novo modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a live promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na quinta-feira (8/4), das 10h00 às 12h00, reuniu, simultaneamente, 5.222 espectadores.

A capacitação on-line, com o tema ‘O novo Fundeb e os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS)’, foi transmitida pela TVCE, pelo YouTube e para a rede interna da Casa. Durante as duas horas de curso, foram apresentados tópicos ligados à legislação acerca do novo modelo e debatidas as atribuições e o papel dos conselheiros no acompanhamento e na fiscalização.

. Abertura

Na abertura do evento, a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, falou sobre a importância de debater o novo Fundeb e o papel do órgão de orientar gestores e responsáveis pela implantação e fiscalização da nova sistemática.  

“É notório que um dos gargalos de crescimento do país revela-se na necessidade ao atendimento de uma educação pública de qualidade, que irá reduzir desigualdades e projetar o futuro desejado para o nosso Brasil”, destacou. 

“Nós vivemos momentos difíceis, com crianças afastadas das escolas. Muitos não têm acesso às aulas remotas. Nesse momento drástico, reforça-se a importância e o papel dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social”, acrescentou a Conselheira-Presidente.

. Programação

A atividade – direcionada a servidores, a gestores das Secretarias Municipais de Educação e a membros dos CACS do Fundeb –, foi orientada pelo Chefe-Técnico da Fiscalização Elias Santos Ferreira e pelo Agente da Fiscalização Rodolfo Falcão Cunha Lima de Queiroz.

Na oportunidade, os participantes puderam interagir com os orientadores, que responderam a dúvidas por meio de chat disponibilizado pela equipe da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP). A íntegra da live está disponível para acesso pelo link https://bit.ly/2Q84A2W