Memorial celebra dois anos preservando a história da Corte de Contas paulista

18/09/2026 - Neste sábado (19/9), o Memorial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo completará 2 anos de fundação. Um espaço dedicado a preservar, a valorizar e a compartilhar a memória de uma instituição centenária.
Inaugurado em 19 de setembro de 2024, como parte das comemorações dos 100 anos da Corte, o espaço foi concebido para aproximar a sociedade da história, da atuação e da importância do Tribunal de Contas para o Estado de São Paulo.
O Memorial tem um caráter didático, uma vez que permite ao visitante conhecer seu funcionamento, a trajetória e os acontecimentos que marcaram a história da Corte, além de reconhecer as figuras — Conselheiros, Membros e Servidores — que contribuíram e contribuem para a construção dessa história.
Um lugar de preservação da memória institucional. Seu acervo reúne documentos, livros oficiais, máquinas, utensílios e outros objetos que fizeram parte da trajetória centenária do Tribunal. Cada peça que ajuda a contar um capítulo da história da instituição, revelando como o trabalho de controle externo na fiscalização dos recursos públicos também acompanhou as transformações da sociedade e do próprio Estado.
Dentre os itens em exposição, materiais históricos como o Livro Ata que registra a sessão inaugural do TCESP, realizada em 6 de maio de 1924, e o documento que registra a primeira sessão ordinária após a reabertura da Corte, em janeiro de 1947. O acervo também guarda momentos como o decreto de 1930 que determinou a extinção do Tribunal, apresentado por meio de um fac-símile da página do Diário Oficial do Estado.
Objetos institucionais que aguçam a curiosidade como o caso da máquina de calcular manual Original Odhner, modelo 239, utilizada pelo Tribunal na década de 1950. Além do fac-símile de uma prestação de contas encaminhada por Jorge Tibiriçá Piratininga ao Congresso de São Paulo, referente às atividades da Corte em 1925.
Histórias contadas que promovem reflexão
Ao longo de seus dois primeiros anos, o Memorial consolidou-se também como um lugar de conhecimento e reflexão. Além da exposição permanente “A efetividade no gasto público: o olhar do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, o espaço já recebeu duas exposições temporárias.
Entre julho de 2025 e maio de 2026, esteve em cartaz “O Paulista de Macaé – Washington Luís e os 100 anos do TCESP”, que apresentou aspectos da trajetória de Washington Luís e sua relação com a história do Tribunal.
Desde 6 de maio de 2026 - data que celebrou os 102 anos da Corte – está aberta ao público a mostra “Dos Réis ao Real nas prestações de contas ao Tribunal”, apresentando os diferentes padrões monetários brasileiros vigentes desde a fundação do TCESP, estabelecendo um paralelo entre a evolução da moeda brasileira e a própria trajetória da Corte.
A exposição reúne cédulas que ajudam a transformar a história econômica do país em uma experiência visual. Entre elas está uma cédula de 50 mil Réis, lançada em 1924, ano da criação do Tribunal, que traz no anverso a imagem do Presidente da República à época, Arthur da Silva Bernardes. Outra curiosidade é a cédula de 10 Cruzeiros com a imagem de Getúlio Vargas, lançada em 1943, durante um de seus períodos na Presidência.
Peças que mostram que a história do dinheiro também é uma história do país — e que pode ser contada em diálogo com a trajetória das instituições públicas.
Dois anos aproximando diferentes públicos
De acordo com levantamento realizado pelo Memorial, desde a sua inauguração até agosto de 2026, o espaço registrou oficialmente 1.848 visitantes. Desse total, 1.024 foram visitantes externos e 824, internos.
Quanto ao público externo, destaque para a participação de estudantes que conheceram o Tribunal por meio do programa “Conheça o TCESP”. Desde a abertura do Memorial, 546 estudantes participaram da iniciativa, tendo a oportunidade de conhecer de perto a história da Corte e compreender a importância do controle externo e da fiscalização dos recursos públicos.
Ao longo desse tempo, o Memorial tem aproximado diferentes públicos da história do Tribunal, contribuindo para tornar acessível uma trajetória que se confunde com importantes momentos da administração pública paulista e do próprio Brasil.
Visite o Memorial
Para o aniversário de dois anos, fica o convite para conhecer o espaço. Com entrada gratuita, o Memorial do TCESP está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, no Prédio-Sede, na Capital.
Mergulhe na história do TCESP e visite a exposição “Dos Réis ao Real nas prestações de contas ao Tribunal”. Uma oportunidade de descobrir como a história do Brasil, da economia e do controle público se encontram na trajetória centenária do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.