Memorial do TCE inaugura exposição em homenagem a Washington Luís

02/07/2025 – SÃO PAULO – O Memorial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) abriu suas portas, hoje (2/7), para a inauguração da exposição intitulada “O Paulista de Macaé: Washington Luís e os 100 anos do TCESP”. O evento aconteceu às 14h30 na sede do Memorial, localizado na capital paulista, e contou com a presença de diversas autoridades e especialistas que celebraram a história e a importância do órgão e de uma figura fundamental na sua criação.
A exposição faz um paralelo entre a trajetória do ex-Presidente da República Washington Luís, que desempenhou um papel crucial na instituição e organização do Tribunal de Contas paulista, e os 100 anos de história do próprio órgão, completados em maio de 2024. Com uma curadoria cuidadosa, o espaço apresenta documentos, imagens e informações que revelam o impacto de Washington Luís na estrutura do controle externo e na história política do Brasil.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini, que, em sua fala, destacou a relevância do momento para a história do órgão e do Estado de São Paulo. Na oportunidade, Citadini falou sobre a trajetória política de Washington Luis no contexto paulista e federal, e de sua suma importância para a instalação da Corte de Contas do Estado de São Paulo.
Também prestigiaram a cerimônia, representando os parceiros institucionais do TCE, o Professor e Doutor Thiago Lima Nicodemo, Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), que trouxe uma perspectiva histórica e documental; o Professor e Doutor Francisco de Carvalho Dias de Andrade, docente do Museu Paulista da USP e Supervisor do Museu Republicano de Itu, que contribuiu com informações sobre o contexto histórico da época de Washington Luís; e Bruno Henrique Miniuchi Pellizzari, Diretor Presidente da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), que enriqueceu a conversa com insights sobre a importância da numismática na preservação da memória histórica.
Para o Coordenador do Memorial do TCE, Edmilson de Araujo, a exposição é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a história do órgão e de uma das figuras mais relevantes da política brasileira, além de refletir sobre a importância do controle externo na gestão pública. A iniciativa, segundo Araújo, reforça o compromisso do Tribunal de Contas com a valorização da memória institucional e a disseminação do conhecimento histórico para toda a sociedade.
A exposição ficará aberta ao público de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 15h00, pelo período de seis meses, na sede do Memorial do TCESP. No caso de visitação de grupos com mais de 10 pessoas, é necessário realizar agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail memorial@tce.sp.gov.br.
Serviço Público:
Memorial do Tribunal de Contas
Endereço: Av. Rangel Pestana, 315 - Centro, São Paulo/SP - piso térreo do Prédio-Sede
Horário de funcionamento: das 10h00 às 15h00
Sua participação poderá ser agendada pelo e-mail: memorial@tce.sp.gov.br