16/09/2021 – SÃO PAULO – Estudos recentes revelam que, durante a pandemia da COVID-19, 30% das pessoas afirmaram que a saúde mental ficou muito ruim ou ruim. Médicos e especialistas relatam que o atual cenário mundial aumentou os casos de transtornos mentais, em especial a depressão.
 
Medo de pegar coronavírus, a morte de alguém próximo e problemas com dívidas são apontados como os principais fatores que impactaram a saúde mental da população brasileira.

Mas como nos adaptarmos às mudanças impostas pela COVID-19 e cuidar da saúde mental em meio à pandemia que afetou o mundo todo? 

No ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio e da valorização da vida, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) convida a todos os servidores da Casa, bem como aos demais interessados, para participar da live ‘Setembro Amarelo – Saúde Mental na Pandemia’.

Com transmissão em tempo real pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube, por meio do link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives/, a live ocorrerá na sexta-feira (24/9), das 9h30 às 10h30.

Durante as atividades, a Psicóloga convidada pelo TCESP, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e especialista em Psicoterapia Psicanalítica e Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Camila Domingos da Silva, abordará temas relativos aos cuidados da saúde mental, os desafios e receios do que vem sendo denominado como o ‘novo normal’.

A programação do evento pode ser consultada pelo endereço https://bit.ly/3hD3mYC. Para participar, não é necessário realizar inscrição. Não haverá emissão de certificados.

Mais informações sobre a live, realizada com apoio logístico da EPCP, podem ser obtidas pelo e-mail epcp-eventos@tce.sp.gov.br.